Na vanguarda das transformações do setor de saúde, a Philips aposta em uma estratégia global centrada no conceito de “Better Care for More People” — ou “melhores cuidados para mais pessoas. Essa visão, segundo André Duprat, novo Country Leader da Philips no Brasil, reflete o compromisso da companhia em oferecer soluções que impactam positivamente não apenas o paciente, mas todo o ecossistema de saúde.
“Imagina uma comunidade onde não há um radiologista. Foi numa dessas regiões, no interior do Brasil, que realizamos o primeiro tele ultrassom do país, em parceria com empresa do terceiro setor SAS Brasil. É uma amostra clara de como a tecnologia com propósito pode levar cuidado a quem antes não tinha acesso”, explica Duprat
Um dos mercados relevantes para a Philips é o de radiologia, que enfrenta o desafio o desafio crescente de escassez de profissionais, sobrecarga de trabalho e aumento na demanda, que hoje contabiliza mais de um bilhão de exames de imagem realizados por ano no mundo.
Para responder a esse desafio, a Philips incorporou a Inteligência Artificial aplicada à jornada do paciente e dos profissionais. “Estamos lançando um visualizador que permitirá ao paciente entender, em linguagem acessível, o que o laudo está dizendo. Do lado do profissional, o radiologista poderá ditar o laudo por voz, e o sistema transcreve e estrutura as informações automaticamente. Isso não é futuro — é presente”, afirmou Duprat.
A empresa também está apresentando na JPR a tomografia Philips CT 5300, que incorpora algoritmos de IA generativa para captar imagens com mais precisão e segurança. “Com IA, conseguimos reduzir o tempo do exame e, consequentemente, a dose de radiação, sem comprometer a qualidade da imagem. Isso é tranquilizador para qualquer pai a ver um filho passar por esse tipo de exame”, exemplifica Duprat.
Outro avanço destacado pela empresa na JPR é a tecnologia Philips BlueSeal, que permite o funcionamento de equipamentos de ressonância magnética com menor uso de hélio, um gás escasso e de alto custo. “Desde o lançamento, já economizamos mais de dois milhões de litros de hélio no mundo. E não é só economia: é segurança. Um cliente nosso relatou que, durante um apagão, o equipamento BlueSeal manteve sua integridade — algo que teria sido um desastre em equipamentos convencionais”, contou Duprat.
Além disso, cerca de 80% dos procedimentos desses equipamentos são realizados de forma automatizada, o que amplia a produtividade, reduz erros e garante mais segurança ao paciente.
A área de ultrassom também está passando por uma transformação. Os modelos EPIQ Elite e Affinity, recém-atualizados, conseguem reduzir o tempo de exame em até 60% com ajuda de IA. “Esses sistemas aprendem com o padrão do médico e indicam as melhores imagens para diagnóstico. É menos tempo no exame e mais precisão”, disse Duprat. A tecnologia Collaboration Live permitirá ainda a realização de exames com suporte remoto, expandindo o acesso a diagnósticos especializados mesmo em áreas remotas.
Tasy: a saúde digital conectada
A estratégia de saúde digital da Philips inclui também a integração entre os sistemas de gestão hospitalar e de imagem. A plataforma Tasy, desenvolvida no Brasil e hoje usada em todo o mundo, está sendo integrada aos sistemas de imagem PACS e RIS da Philips, criando uma jornada totalmente conectada do paciente.
“Com isso, um médico em Goiás pode acessar exames anteriores de um paciente atendido em São Paulo. Isso muda a forma de cuidar”, afirmou Duprat. A solução busca eliminar lacunas no histórico do paciente e aumentar a eficácia clínica.
Sustentabilidade e propósito no centro da estratégia
A sustentabilidade não é apenas uma diretriz para a Philips, mas uma meta já alcançada. Desde 2020, a empresa é neutra em carbono em suas operações globais. No Brasil, isso também se reflete em iniciativas concretas. “A gente enxerga levar saúde para mais pessoas como um ato de sustentabilidade. É garantir saúde de forma acessível e contínua”, destacou Duprat.
A Philips Brasil já emprega cerca de mil pessoas em seu hub tecnológico em Blumenau (SC), de onde desenvolve software e soluções exportadas globalmente. “Temos um orgulho imenso de ter produtos brasileiros sendo usados no mundo inteiro. A inovação feita aqui tem impacto real em várias partes do planeta.”
“Com esse portfólio inovador e foco em soluções sustentáveis, a Philips pretende continuar liderando a transformação digital da saúde — no Brasil e no mundo”, finaliza Duprat.