A Farmácia Indiana, rede octogenária com sede em Teófilo Otoni (MG), estruturou salas de serviços clínicos com atendimento padronizado em mais de 30% das lojas da rede e utiliza em todas elas a plataforma da Clinicarx. Com as soluções tecnológicas da startup, alcançou uma taxa de fidelização de 30% de seus clientes do Espaço Saúde.
“Os clientes passaram a retornar em busca de orientação e acompanhamento para o tratamento de doenças crônicas. Essa frequência também impactou de forma direta o crescimento nas vendas de medicamentos”, garante Fernanda Andrade, coordenadora farmacêutica da varejista, com presença em Minas Gerais e na região sul da Bahia.
A plataforma digital oferece ao proprietário do estabelecimento uma gama completa de serviços, incluindo aplicativo mobile; treinamentos em parceria com a indústria; apoio de marketing e consultoria. Também permite gerenciar preços, elaborar prontuário com histórico e monitorar a condição clínica do paciente. Além disso, auxilia profissionais na prescrição terapêutica e na venda consultiva de diversas categorias de produtos.
De acordo com Cassyano Correr, fundador e CEO da Clinicarx, a oferta de serviços de avaliação, testes rápidos e check-up de saúde agrega rentabilidade à venda de medicamentos e amplia o tíquete médio. “No primeiro ano após a implementação, o retorno sobre investimento (ROI) é o dobro do valor alocado. Já no ano seguinte, é até seis vezes superior”, estima.
Com o gerenciamento mais efetivo das lojas, a Farmácia Indiana pode implementar novos serviços e projeta triplicar o número de espaços para vacinação, atualmente concentrados em cinco lojas. “Desde o início da pandemia já realizamos mais de 10 mil testes rápidos da Covid-19, graças às ferramentas intuitivas da Clinicarx. Os farmacêuticos tiveram acesso a um treinamento com orientações e seguiram os protocolos da plataforma para realizar o serviço e identificar o resultado corretamente”, ressalta Andrade.