terça-feira, junho 18, 2024
Home News Cresce, em 78%, o número de pedidos de exames para detecção de câncer de mama

Cresce, em 78%, o número de pedidos de exames para detecção de câncer de mama

por Redação
0 comentário

Levantamento da Conexa, ecossistema digital de saúde integral, mostra que as solicitações para a realização de exames que detectam câncer de mama aumentaram 78% entre o Outubro Rosa de 2021 até o de 2023, mês de conscientização para a realização de exames e consultas na tentativa de prevenir os riscos da doença.

Esse estudo considerou, além de mamografia, os exames de ultrassonografia, ressonância magnética, raio x, tomossíntese, biópsia e punção solicitados por cerca de 30 especialidades médicas, com prevalência por ginecologistas, oncologistas e mastologistas.

A pesquisa levou em conta apenas os primeiros 15 dias dos meses de outubro desde 2021. Nos primeiros 15 dias de outubro de 2021, a Conexa registrou que, do total de pedidos de análises de cerca de 30 especialidades médicas, 1,97% foram de exames que podem indicar câncer de mama. Nos primeiros 15 dias de outubro de 2023, esse percentual aumentou para 3,51%, representando esse avanço de 78% nas solicitações.

Segundo o chefe da área de Mastologia da Conexa, o médico Maurício Magalhães Costa, o aumento progressivo é explicado pela maior conscientização da população sobre a necessidade de detectar o problema rapidamente, como reflexo da campanha Outubro Rosa. “Atualmente, tanto os pacientes como os médicos sabem da importância dessa investigação”, diz o mastologista.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias