O mercado soluções inovadoras de produtos e gestão de ópticas estará presente na feira da Abióptica, que acontece de 3 a 6 de abril, no centro de exposições Transamérica, reunindo mais de 70 empresas nacionais e estrangeiras.
O setor óptico – que inclui armações, lentes oftálmicas, lentes de contato, óculos de sol e óculos de proteção – devem crescer cerca de 10% em 2019, superando R$ 24 bilhões, segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria Óptica.
A entidade está investindo em iniciativas para mostrar a transformação digital para o setor, através do Espaço Inovação e de uma Arena de Capacitação, que reunirão exemplos de soluções inovadoras e uma grade de palestras educacionais, para que os executivos do setor conheçam as inovações que estão causando impacto no setor.
Ambra Nobre Sinkoc, assessora de desenvolvimento da Abióptica, explica que a entidade fez ainda uma parceria com o Prova – Programa de Inovação para o Varejo, para promover e discutir inovação específica para o setor varejista ótico. “O objetivo é levar conhecimentos sobre como modernizar as atividades do setor, desenvolver soluções com o uso de novas tecnologias, como Inteligência Artificial, cloud, big data, user experience, etc”, explica.
Lançamentos
Um dos destaques da Abióptica é o pupilômetro digital via tablet denominado Optisoul, da empresa Optidados que contempla os processos de venda e distribuição de armações ou lentes oftálmicas com gestão integrada.
O módulo Optifit, um “consultor óptico”, permite medir DNP, Altura, diagonal maior, ponte, curva vértice, ângulo panorâmico e pantoscópio de forma fácil, prática e objetiva, e ainda facilita a venda de lentes e armações através do uso das ferramentas de demonstração em realidade aumentada.
A solução contempla também os processos de laboratório com pedido integrado ao Optisoul; e os processos de venda e distribuição de armações ou lentes oftálmicas com gestão integrada.
Por sua vez, a Acert apresenta um sistema de auditoria de estoques por RFID. Promove economia de até 90% no tempo de levantamento de mercadores. Como cada etiqueta é única, também é possível levantar a “idade” exata dos produtos ópticos, evitando vencimento e, consequentemente, desperdício.
A função de Tracking na nuvem facilitará a compra por parte do varejo diretamente com rede de laboratórios. As lojas que já têm um sistema de gestão podem integrá-lo nessa nuvem, evitando a aquisição de um novo sistema para essa função. A plataforma permite consultar a espessura de uma lente de grau, juntamente ao cliente, antes de realizar o pedido de fabricação dos óculos.