quinta-feira, novembro 21, 2024
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Ferramenta auxilia no aumento das vendas de redes de farmácias e drogarias

por Redação
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A Farma Ventures, corporate venture builder dedicada ao varejo farmacêutico, acaba de lançar no mercado o UseCash, ferramenta que permite a criação de campanhas de incentivo para equipes de vendas. Redes de drogarias, fornecedores e indústrias podem criar campanhas, definir metas e engajar as equipes. Já os vendedores podem acompanhar as vendas e projeçõede ganho. Ou seja, em vez de o vendedor receber num prazo de 30 ou 45 dias — a prática mais comum no mercado tradicional —, a premiação na UseCash é paga toda semana. Isso porque, segundo a empresa,aumenta a taxa de engajamento da equipe e proporciona crescimento acima da média.

A UseCash tem mais de 30 modelos de campanhas para gerar engajamento, aumentar vendas e reduzir o custo operacional, tudo depende da estratégia da rede de drograrias. Segundo a Farma Ventures, se a empresa tem uma verba limitada, por exemplo, o ideal é fazer uma campanha que vai pagar por ranking, ou seja, não para o vendedor que vendeu mais, mas paraaquele que teve o melhor desempenho de crescimento nas vendasAssim, diz a Farma Ventures, até aquele vendedor da melhor loja tem chances de ganhar a premiação, porque o prêmio não será apenas por volume de vendas e sim pelo crescimento, focado em meritocracia. 

As redes que já adotaram a ferramenta tiveram aumento nas vendas entre 20% e 40%, afirma a Farma Ventures, acrescentando que isso tudo dentro de um prazo de 90 dias. Alguns números mostram essa evoluçãoAs redes quando chegam à UseCash normalmente apresentam taxa de engajamento das equipes — que batem metas de campanha  entre 30% e 40%. Ou seja, de 60% a 70% das equipes não estão tão engajadas com o modelo atual. Mas o que tem se observado é que, depois de 90 dias da implantação dferramentaelas conseguem atingir crescimento de 15% no desempenho das equipes e isso traz uma alta de 20% a 40% nas vendas.  

Dentro de um ano é possível que a rede consiga atingir um índice de 65% de engajamento da equipe, afirma a Farma Ventures. Isso significa que quanto maior for essa taxa, mais elevado vai ser o crescimento nas vendasO grande desafio é conseguir dar continuidade e manter as equipes motivadas para vender, diz a empresa.  

Hoje a UseCash atende a mais de 400 farmácias e drogariasEntre os clientes estão a Farmácia Indiana, além do Grupo Tapajós, com as redes Santo Remédio e Farmabem.

A startup, que faturou R$ 1,2 milhãem 2021, tem para 2022 uma projeçãde terminar ano faturando mais que dobro, R$ 2,5 milhões.

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