A Novo Nordisk lançou Healthy Cities Challenge, uma parceria com a rede global C40 Cities. O desafio é um chamado global para ideias inovadoras e escaláveis para melhorar a saúde e criar comunidades mais prósperas em ambientes urbanos. O avanço das doenças crônicas, como diabetes e obesidade, é, em grande parte, desencadeado por uma mudança nos ambientes em que vivemos. As cidades enfrentam uma crise climática e de equidade na saúde devido a modelos de planejamento desatualizados, levando a sistemas alimentares fragmentados, poluição, estilo de vida sedentários, isolamento social e falta de espaços verdes. O cenário é agravado pela falta de acesso a serviços e comodidades, que contribuem para impulsionar o aumento global de doenças crônicas e a redução da qualidade de vida. O desafio visa solucionar estas questões e as propostas vencedoras receberão subsídio de US$ 100.000 para implementar suas soluções, promovendo mudanças reais nas áreas urbanas nos meses seguintes.
No Brasil, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são responsáveis por 75% do total de mortes. “As cidades têm um importante papel para a definição de nossos hábitos e para os fatores de risco que levam ao diagnóstico de doenças crônicas. Com este desafio global, queremos impulsionar soluções que promovam um estilo de vida mais saudável nos ambientes urbanos”, analisa Patrícia Byington, gerente de Sustentabilidade na Novo Nordisk.
O desafio está aberto a instituições acadêmicas ou organizações sem fins lucrativos (ONGs). A colaboração com entidades governamentais locais é incentivada. As propostas podem ser submetidas até 10 de junho pelo site. 10 projetos pré-selecionados serão convidados a avançar para a próxima fase, e três propostas vencedoras serão anunciadas no mês de outubro.