Home News Anvisa aprova primeira terapia-alvo radioligante para tratamento do câncer no Brasil

Anvisa aprova primeira terapia-alvo radioligante para tratamento do câncer no Brasil

por Redação
0 comentário

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa aprovou a primeira terapia radioligante, que combina o uso de radiofármaco à terapia-alvo, para o tratamento de Câncer de Próstata Metastático resistente a castração no Brasil. A vipivotida tetraxetana (177 Lu) é indicada para o tratamento de pacientes adultos com câncer de próstata metastático resistente à castração (mCRPC), positivo para antígeno de membrana específico da próstata (PSMA) que foram tratados com inibição da via do receptor de andrógeno (AR) e quimioterapia baseada em taxano¹.

A autorização regulatória é baseada nos resultados do estudo de Fase III VISION, no qual a terapia atingiu os objetivos primários de sobrevida global e sobrevida livre de progressão radiográfica, reduzindo o risco de morte em 38% e o risco de progressão radiográfica ou morte em 60% em comparação com o padrão de cuidado¹.

A terapia radioligante (RLT) combina a tecnologia da terapia-alvo com um elemento radioativo. Após administração, o medicamento liga-se às células do câncer de próstata que expressam uma proteína transmembrana específica². Uma vez ligadas, as emissões de energia do radioisótopo danificam as células-alvo, comprometendo a sua capacidade de replicação e/ou desencadeando a morte celular².

A aprovação foi concedida também por agências regulatórias internacionais, como a americana FDA, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA), Health Canada na Grã-Bretanha e Canadá, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a Comissão Europeia (CE).

¹ Sartor O, J. de Bono KN, Chi K, et al. Lutetium-177–PSMA-617 for Metastatic Castration-Resistant Prostate Cancer. NEJM 2021; doi: 10.1056/NEJMoa2107322.

² University of Chicago Medicine. Lutetium-177 PSMA Therapy for Prostate Cancer (Pluvicto). Accessed October 3, 2023. https://www.uchicagomedicine.org/cancer/types-treatments/prostate-cancer/treatment/lutetium-177-psma-therapy-for-prostate-cancer

³ Sung H, Ferlay J, Siegel RL, et al. Global cancer statistics 2020: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. CA Cancer J Clin. 2021;71(3):209-249. doi:10.3322/caac.21660.

⁴ INCA. https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/prostata.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside