A epharma, empresa que fornece programas de benefícios em medicamentos, acaba de lançar xPBM, novo programa que visa capacitar os beneficiários a se tornarem protagonistas de suas próprias jornadas de saúde. Segundo a empresa, com o xPBM, os beneficiários podem ter a melhor experiência em seus empreendimentos de saúde e bem-estar, com resultados mais otimizados e utilização racional de recursos.
A nova ferramenta, além de promover o acesso na aquisição de produtos prescritos, oferece o epharmaBOX, que apoia ativamente a adesão ao tratamento, principalmente para pacientes crônicos e aqueles que tomam mais de um tipo de medicamento. O epharmaBOX oferece comodidade pela unitarização de medicamentos, entregando na casa do paciente todos os medicamentos identificados e separados por dia e horário, facilitando a administração e minimizando riscos de trocas ou esquecimento.
O serviço oferece ainda orientação farmacêutica ativa, serviço essencial para garantir a segurança do paciente na terapia medicamentosa, e analisa 100% dos tratamentos medicamentosos de forma ativa e eficiente, esclarecendo dúvidas sobre medicamentos prescritos ao beneficiário. Para aumentar a segurança do paciente, este serviço oferece informações sobre indicações e contraindicações, alertas sobre reações adversas e interações medicamentosas.
Além da orientação farmacêutica ativa e da epharmaBOX, o xPBM mantém os benefícios do monitoramento remoto de pacientes (RPM), desenvolvido para ativar a jornada educacional do beneficiário com base no perfil e no comportamento de consumo. O objetivo é educar, por meio de conteúdo para diferentes linhas de cuidado, suportando e capacitando o beneficiário em sua jornada de saúde e bem-estar.
O programa ainda utiliza inteligência artificial (IA) associado à inteligência humana na triagem de beneficiários elegíveis e no acompanhamento deles integramos todo conhecimento de nossa equipe a um modelo preditivo de grande acurácia.
“O xPBM utiliza o monitoramento personalizado do paciente, contribuindo muito para aderência ao tratamento. É uma abordagem inédita na gestão da saúde populacional com o objetivo de apoiar a jornada de saúde de cada paciente, proporcionando suporte, cuidado e segurança ao tratamento medicamentoso”, explica a idealizadora do programa, Bruna De Vivo, diretora associada de marketing e produtos da epharma.
A epharma implantou o xPBM em uma carteira com 396 colaboradores e os resultados são satisfatórios. No início foram identificados 96 usuários crônicos. incluindo diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença autoimune, doenças cardiovasculares e neoplasias. “Após o primeiro processo de mapeamento, propusemos à empresa alterações nos porcentuais de subsídios em medicamentos oferecidos foram ainda implantados os serviços da epharmaBox, a assistência farmacêutica e o monitoramento remoto com suporte de nutricionistas e educadores físicos”, conta Bruna.
Ela diz que ao comparar os primeiros seis meses deste ano — com xPBM — com o mesmo período do ano anterior, quando havia somente subsídio, tivemos um aumento de 4% no tíquete médio dos produtos comprados, melhorando o poder de aquisição, aumento de 19% na taxa de utilização do programa, impactando mais vidas, aumento de 68% na utilização de pacientes crônicos, foco na identificação e adesão e, tudo isso com apenas 1% de aumento no gasto com subsídio. A gestão dos recursos se mostrou, portanto, extremamente eficaz. O projeto fez mais com praticamente o mesmo valor e tem garantido um melhor acesso, controle e aderência ao tratamento”, finaliza Bruna.