quarta-feira, maio 22, 2024
Home News Primeiro lote com 1,25 milhão de doses da vacina da Moderna para covid-19 chega ao Brasil nesta quinta-feira, informa a Adium

Primeiro lote com 1,25 milhão de doses da vacina da Moderna para covid-19 chega ao Brasil nesta quinta-feira, informa a Adium

por Redação
0 comentário

O primeiro lote com 1,25 milhão de doses da vacina contra Covid-19 da Moderna chegou ao Brasil nesta quinta-feira (02/05) de manhã, informa a farmacêutica Adium, parceria da Moderna no país. Serão aproximadamente 40 voos diários para trazer as 12,5 milhões de doses recentemente adquiridas pelo Ministério da Saúde. Despachado dos Estados Unidos, o primeiro lote será desembaraçado no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, e seguirá para o centro de distribuição do Governo Federal, no mesmo município, de onde será distribuído para os postos de saúde.

A Moderna firmou contrato com o Ministério da Saúde, conforme anúncio do Governo Federal realizado no último dia 19, para fornecer a versão mais atualizada da vacina ao país. A vacina da Moderna possui proteína Spike codificada para a sublinhagem XBB.1.5 do SARS-CoV-2, seguindo as mais recentes recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e outros órgãos internacionais de saúde¹.

As doses da vacina monovalente da Moderna serão destinadas ao PNI (Programa Nacional de Imunizações). O imunizante pode ser aplicado em bebês a partir dos 6 meses de vida. Bebês não vacinados com 6 meses a 4 anos e sem infecção prévia conhecida por SARS-CoV-2 devem receber duas doses, enquanto para o restante da população a imunização é feita com dose única.

“A entrega das vacinas é a nossa maior prioridade. Com a chegada dos meses mais frios, o risco de contágio aumenta e só com a vacinação podemos reduzir internações e casos graves, da mesma forma que saímos da pandemia”, afirma Alexandre Seraphim, gerente geral da Adium no Brasil.

A vacina da Moderna será uma importante aliada no combate à Covid-19 no país. Embora a emergência global de saúde pública tenha acabado, o vírus da Covid-19 continua em circulação. Desde o início do ano, o Brasil registrou mais de 513 mil diagnósticos positivos e mais de 2.600 óbitos por complicações da doença, de acordo com dados das secretarias estaduais de saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou que a cepa ancestral e variantes relacionadas não circulam mais em humanos. Diante disso, os reguladores e as agências globais de saúde pública recomendaram que as vacinas contra a Covid-19 sejam atualizadas para uma composição monovalente XBB.1.5. A Moderna gerou dados pré-clínicos e clínicos de sua vacina candidata monovalente XBB.1.5, mostrando uma resposta imunológica contra sub-linhagens XBB e cepas atualmente circulantes do vírus SARS-CoV-2, incluindo JN.1³.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside