NewsNewsletter

Startup de alinhadores ortodônticos transparentes projeta triplicar operação

0

Com o objetivo de democratizar o setor de ortodontia no Brasil, a Smilink, healthtech do setor odontológico, projeta um crescimento de 200% neste ano na comparação com o ano passado. Desde 2018, a startup, que faz parte do Straumann Group, transformou o sorriso milhares de pacientes por meio de seus alinhadores transparentes, que oferecem conforto e praticidade ao longo do tratamento.

Incorporando tecnologia própria em seus tratamentos, a Smilink é responsável pelo diagnóstico do paciente, o planejamento e acompanhamento do caso e a fabricação dos alinhadores. Com a utilização de tecnologia alemã de impressão 3D, os alinhadores transparentes são confeccionados na fábrica do grupo em Curitiba, no Paraná. O produto conta com recortes sob medida a fim de serem eficazes ao longo do tratamento.

“Nós importamos a tecnologia ClearQuartz, um material multicamada de última geração e de uso exclusivo para a produção de alinhadores desenvolvido pelo grupo e fabricado nos Estados Unidos, que tem como principais características mais conforto, maior eficiência nas movimentações dentárias e eficiência ao longo do tratamento”, argumenta Marcos Boysen, CEO e fundador da Smilink.

O empreendedor comenta que ao longo de toda a jornada, a tecnologia se faz presente na rotina do paciente desde a primeira consulta, onde uma pessoa do time de especialistas da Smilink explica via videoconferência como as possibilidades de tratamento e como a tecnologia será utilizada no decorrer do processo. Após esta, entram outras duas etapas fundamentais no tratamento.

Na primeira consulta presencial a Smilink utiliza um scanner proprietário, que faz um mapeamento detalhado da boca do paciente com o registro de 6 mil imagens por segundo. Entendendo a realidade do caso do paciente, se inicia o planejamento do tratamento, no qual a experiência global do grupo de ter já planejado milhares de casos junto com o software de planejamento proprietário garantem excelência no tratamento.

Os alinhadores transparentes são uma evolução em termos de precisão e da praticidade para os pacientes nos tratamentos ortodônticos e, com a retomada gradual das atividades presenciais, se espera uma demanda maior pelo serviço. “Esperamos um crescimento de toda a categoria em 40% neste ano. Para isso, aumentamos nossa equipe de funcionários em 70% e investimos em ativos chave como nosso centro de treinamento de ‘melhoria contínua’ em São Paulo”, comenta Boysen. “Várias empresas líderes do mercado estão fechando parcerias com a Smilink com benefícios para seus funcionários o que reflete o crescimento do interesse na categoria.”

Fundada por Boysen, a Smilink foi adquirida em agosto de 2021 pelo Straumann Group, empresa suíça líder global em odontologia estética. Com mais de 7.500 funcionários em todo o mundo, a companhia desenvolve, fabrica e fornece implantes dentários, instrumentos, biomateriais, próteses CADCAM, equipamento digital, software e alinhadores transparentes para aplicações na odontologia de substituição, restauração e prevenção.

Segundo Pablo Inones, COO da Smilink, os aportes financeiros e técnicos do grupo são a chave para desenvolver e expandir ainda mais a startup no mercado com um fluxo de trabalho digital, profissionais credenciados e materiais de qualidade para o tratamento em cada etapa. “Ao invés de excluir o dentista, o modelo os incorpora para garantir que todo paciente receba um acompanhamento clínico adequado por meio de nossa equipe de dentistas parceiros por todo país, que são treinados e licenciados para realizar os tratamentos em ortodôntia”, comenta.

O executivo completa que além da capacidade técnica proporcionada pela startup, a expertise global do Straumann Group é um dos grandes trunfos para o sucesso dos negócios no país. “O grupo tem presença em 10 países da Europa, onde somos líderes neste tipo de tratamentos de alinhadores transparentes direto ao consumidor e estamos revolucionando a categoria no Brasil. A estimativa é que em julho deste ano, mais de 100 clínicas façam parte da nossa rede de dentistas parceiros”, finaliza Inones. 

CMR Surgical expande parque instalado de robô cirúrgico na América Latina

Artigo anterior

Supermed disponibiliza aplicativo de vendas para corretores parceiros

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode gostar

Mais News