Embora se chame “Sistema Único de Saúde”, o SUS, na prática, ainda não é um sistema que integra as informações de saúde de toda a população, que possam ser acessadas de qualquer lugar e por qualquer instituição do setor. Isso traz uma série de desafios para o atendimento: por exemplo, em caso de uma emergência, ter o acesso fácil ao histórico do paciente pode ser crucial para salvar uma vida. Para tanto, é necessário avançar na interoperabilidade: ou seja, integrar esses diferentes sistemas para que eles troquem dados, que podem ser acessados de forma rápida, não importando o estado ou município.
Enfrentar esse desafio foi o que motivou a criação da ehDoc, startup sediada no Unitec, da Unisinos, no Rio Grande do Sul. O negócio busca inverter a lógica do sistema, colocando na palma da mão do paciente todos os seus dados, para levar as informações aos consultórios, laboratórios e hospitais. Em 2023, com apenas um mês de operação do produto no mercado, a healthtech venceu a batalha de startups da Health Meeting, feira internacional de saúde que chegará à sua segunda edição, em Porto Alegre, entre os dias 11 e 13 de novembro.
A ehDoc foi uma das 40 startups inscritas para a competição e uma das 12 que apresentou seu pitch no Palco de Inovação da feira, para uma banca avaliadora formada por gestores, médicos e empresários. No último dia do evento, foi anunciada como a vencedora de R$ 200 mil para aceleração do negócio, além de receber mentorias da VENTIUR, aceleradora e investidora de startups.
“Com as mentorias, pudemos avançar em uma série de melhorias e fazer o lançamento oficial do produto, além de nos posicionarmos no mercado como a primeira empresa no Brasil de prontuário eletrônico pessoal, usando um modelo internacionalmente utilizado, o Personal Health Record”, explica Ana Lúcia Roth, COO da ehDoc.
Ana acrescenta que, com a plataforma, tanto profissionais de saúde como o próprio paciente registram, em um mesmo ambiente, os dados de saúde. Prontuários das consultas médicas ficam armazenados no espaço, assim como exames, que podem ir direto do laboratório para a plataforma — em uma integração que está sendo feita com diversos negócios do segmento.
O prêmio conquistado pela startup ainda não foi aportado, por questões estratégicas. Mas a healthtech avança de forma agressiva no mercado, agora que ajustou seu foco e diferencial. “Lançamos agora um plano premium IA, pelo qual os exames serão sumarizados utilizando inteligência artificial”, acrescenta Ana.
Batalha de Startups será destaque na 2ª Health Meeting
Com previsão de receber mais de 15 mil visitantes, a Health Meeting Business & Innovation ocorre entre os dias 11 e 13 de novembro, na capital gaúcha. Com mais de 20 eventos simultâneos e mais de 200 marcas em exposição, a feira terá, novamente, a batalha de startups, em parceria com a VENTIUR.
Doze startups serão selecionadas para apresentar suas soluções no Palco Inovação do evento. A vencedora receberá um investimento de R$ 200 mil, que pode chegar a R$ 1 milhão com co-investimento da rede da aceleradora. Além disso, a empresa terá anuidade na Associação Brasileira de Startups de Saúde, acessando os benefícios do ecossistema da instituição, e terá direito a três bolsas no curso de Engenharia de Prompt da Vanderbilt University, por meio da Startup Academy.
“A saúde é uma das áreas mais ricas para a inovação. Muitas instituições estão sendo transformadas pelas soluções das startups, que podem revolucionar o atendimento à população em todo o país”, destaca Gilmar Dalla Roza, CEO da feira. Além da batalha, o Palco Inovação contará ainda com palestras voltadas para essas empresas e um pitch reverso, no qual negócios, hospitais e fundos poderão apresentar suas dores para as healthtechs.