segunda-feira, abril 29, 2024
Home News Estudo revela perfil do paciente digital 5.0 no Brasil, Polônia, Espanha, México, Itália e Turquia

Estudo revela perfil do paciente digital 5.0 no Brasil, Polônia, Espanha, México, Itália e Turquia

por Redação
0 comentário

A maioria dos pacientes digitais (67,1%) são mulheres, da faixa etária entre 25 e 34 anos e 82,9% usam smartphones para agendamento de consultas. Esses são alguns dos dados indicados por levantamento realizado em 2021 pela Doctoralia, plataforma de saúde e agendamento de consultas do grupo Docplanner.

Outro dado relevante indica a posição do Brasil no avanço de agendamentos no ambiente digital, chegando a 20,6%, ficando atrás apenas da Polônia (23%). Em seguida temos o México (19,9%), Itália (14,6%), Turquia (13,9%) e Espanha (8%). Na Doctoralia Brasil foram realizados mais de 9 milhões de agendamentos, em 2021, um crescimento de 65% em relação a 2020.

Entre as principais especialidades procuradas na plataforma em todos esses países, temos 69% de médicos gerais, 19,7% de médicos especializados em questões mentais (como psicólogos e psiquiatras) e 6,8% de dentistas. Além disso, o paciente 5.0 costuma agendar consultas por meio da plataforma às segundas-feiras (22,7%) e terças-feiras (19,6%). No Brasil, São Paulo lidera o ranking de pacientes 5.0, com 11,3%, seguido pelo Rio de Janeiro, com 6,8%.

“Desde 2020 temos acompanhado uma forte transformação digital em todos os setores da economia, e com a saúde não é diferente. O paciente 5.0 é aquele que procura por plataformas e ferramentas que consigam ajudá-lo em tarefas do dia a dia, ou seja, tecnologias que proporcionem praticidade, agilidade e, claro, segurança. Por isso, acredito que veremos ainda mais inovações sendo aplicadas ao segmento, visando o aprimoramento da experiência da jornada do paciente, em todo o mundo”, finaliza Cadu Lopes, CEO da Doctoralia Brasil, Chile e Peru.

Por fim, como uma das principais tendências, a telemedicina ganhou ainda mais espaço. Segundo o estudo, em 2021, a Psicologia foi a especialidade mais buscada, com 12,9% dos agendamentos de consultas e 6,9% para psiquiatria.

Os dados foram coletados através da plataforma, que está presente em 13 países e atende 53 milhões de pacientes, processando mais de 7,5 milhões de agendamentos de consultas por mês. Atualmente, a Doctoralia possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside