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Philips enfatiza papel da IA nos diagnósticos e tratamentos

por Redação
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A integração do fluxo de trabalho na radiologia tem acelerado cada vez mais o caminho para o diagnóstico de precisão e para a excelência do atendimento ao paciente. Contudo, o aumento da carga de trabalho, juntamente com a maior complexidade do sistema, representa um desafio significativo para a prestação de cuidados de alta qualidade. Por isso, é tão importante um olhar diferenciado, que vai além da imagem e dos caminhos tradicionais para as pessoas que estão nos bastidores. É o que a Philips apresentará durante a Jornada Paulista de Radiologia 2023 (JPR): soluções de radiologia que abrangem a jornada de atendimento ao paciente de ponta a ponta, projetadas para simplificar os fluxos de trabalho e aprimorar a experiência, reduzindo a variabilidade, aumentando a eficiência e aliviando a carga administrativa.

“Com nossas tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA), podemos automatizar e acelerar tarefas de rotina a partir de um alto volume de dados que são transformados em insights acionáveis centrados no paciente para um diagnóstico e tratamento assertivos e definitivos, melhorando a sua experiência. Ainda, facilita e melhora a produtividade e rotina da equipe clínica: menos tempo com relatórios; redução das interrupções de exames e excelência na qualidade de imagem, com o resultado certo logo na primeira tentativa.” diz Felipe Basso, diretor geral de health systems da Philips.

Segundo ele, as instituições de saúde já estão investindo em tecnologias como a IA, que podem aumentar a eficiência, melhorar o atendimento e conectar comunidades remotas. “De acordo com o nosso relatório Future Health Index 2022, 62% dos líderes de saúde vêm investindo em IA para diagnóstico, previsão de resultados e suporte à decisão clínica, sendo que 91% afirmaram que essa é uma das três principais áreas de investimento em tecnologia digital para os próximos três anos”, diz.

Durante a 53ª edição da JPR, a Philips oferecerá uma experiência interativa que, de forma didática e aplicada ao fluxo de trabalho cardíaco de Ressonância Magnética e AVC, mostrará as mais de 100 soluções baseadas em IA que oferece. O público poderá percorrer um mapa corporal ou filtrar por modalidade e, na sequência, conhecer com mais detalhes a solução específica para a sua necessidade clínica.

Departamentos de radiologia mais sustentáveis

O hélio é um gás essencial para o funcionamento dos equipamentos de exames de imagem, como a ressonância magnética, mas é um recurso que está em escassez no mundo. Pensando nisso e seguindo seus compromissos com a sustentabilidade, em 2019, sendo a pioneira nesse sentido, a Philips desenvolveu a exclusiva tecnologia de magneto selado BlueSeal que, além de contribuir com o meio ambiente — uma vez que a possibilidade de o gás escapar para a atmosfera é minimizada —, ainda traz mais tranquilidade em relação à custos com recargas inesperadas de hélio e reduz possíveis interrupções durante os exames.

O BlueSeal está presente na MR 5300 (foto ao lado), equipamento que será apresentado na JPR 2023 e que trabalha com o tempo a favor dos radiologistas com o Compressed SENSE. O recurso acelera os exames de ressonância magnética em até 50%, permitindo que a equipe se concentre no paciente ao mesmo tempo em que flexibiliza os agendamentos, liberando vagas para realizar mais exames. A solução ainda conta com imagens excepcionais, com resolução aprimorada em 60% para diagnósticos mais confiantes, e adequa-se a todas as anatomias, até as mais desafiadoras, sendo utilizado em todos os contrastes anatômicos, tanto em 2D quanto em 3D.

Outra solução que será exibida é o Zenition 70 – arco cirúrgico móvel com Flat Detector (foto acima), solução de terapiaguiada por imagem que garante mais clareza e flexibilidade no diagnóstico por imagem para a realização de uma ampla variedade de procedimentos complexos e invasivos, por meio do sistema Flat Detector. O equipamento permite o aumento de performance na sala de cirurgia e na capacidade clínica, além de proporcionar uma melhora significativa na experiência do usuário.

Economia circular na saúde

Para um mundo sustentável, a transição de uma economia linear para uma economia circular é essencial, uma vez que visa dissociar o crescimento econômico do uso de recursos naturais, usando-os de forma mais eficaz e consciente. Uma das ambições da Philips nesse sentido é se tornar uma empresa líder em economia circular, desde os produtos e soluções que oferecem aos clientes até como desenvolvem e fazem parcerias para entregá-los.

“Olhando para a nossa performance ambiental em 2022, globalmente, 18% das vendas vieram de produtos e soluções circulares e o nosso objetivo é gerar 25% da nossa receita desses equipamentos até 2025. Por exemplo, no Brasil, nossos clientes podem converter seu equipamento de ressonância magnética para um sistema totalmente digital com SmartPath to Dstream, onde componentes atuais podem ser substituídos, exceto o magneto. Também temos a nossa solução de hemodinâmica Allura, que faz parte do nosso portfólio circular no país” pontua André Toledo, diretor de marketing e vendas Latam na Philips.

Com o objetivo de promover mais conhecimento e incentivar os visitantes a se conectarem em torno de suas iniciativas para impulsionar a radiologia sustentável, a Philips ampliará o diálogo com os seus consumidores e o público em geral durante toda a JPR. A iniciativa pretende mostrar como é possível se beneficiar dos produtos e serviços circulares da companhia, dedicados às práticas positivas para o meio ambiente. Os visitantes poderão entender mais como a empresa vem atuando nessa frente e quais soluções circulares estão disponíveis no país.

“Reduzimos nossas emissões de CO2 e zeramos nossa pegada de carbono, o que melhorou ainda mais a eficiência energética de nossos produtos durante a fase de uso do cliente. Tudo isso faz parte da nossa missão de tornar o mundo mais saudável e sustentável por meio da inovação” cita Toledo.

Conectividade: levando saúde de qualidade para áreas remotas

Outro tema que a companhia vem avançando e investindo é na conectividade para fornecer acesso à saúde para comunidades que estão longe dos centros urbanos. Em um painel ministrado pelo country manager da Philips, Patrícia Frossard, ela abordará a parceria da Fundação Philips com a startup social, SAS Brasil, que já beneficiou quase 60 mil pessoas do Ceará, Goiás e Maranhão.

“Junto com a SAS Brasil, a Fundação Philips já atendeu mais de 150 mulheres e realizou mais de 256 exames de ultrassom obstétrico via telemedicina com o nosso ultrassom portátil e recarregável a energia solar, Lumify. Com o recurso REACTS integrado, torna-se o ultrassom mais conectado e colaborativo do mundo, reunindo profissionais, instituições de saúde e pacientes para colaboração em tempo real”, explica Felipe Basso.

Hoje, a Philips conta com equipamentos de ultrassom habilitados com sistema de telemedicina, como o Collaboration Live, que permite que os usuários conversem com segurança, enviem mensagens, compartilhem a tela e transmitam vídeos diretamente do equipamento de ultrassom para um computador ou dispositivo móvel. Inclusive, essa tecnologia está presente no lançamento global da companhia, o ultrassom Compact 5000, com qualidade de imagem premium para atender às necessidades de todas as especialidades, auxiliando na confiança clínica para um diagnóstico assertivo logo na primeira vez.

Aliado a isso, durante a JPR 2023, a Philips também oferecerá um conjunto integrado de serviços, atualizações e ofertas de suporte educacional e de treinamento, que ampliam o valor vitalício e os recursos dos sistemas de clientes e parceiros, além de soluções financeiras inovadoras e atendimento de ponta.

Outra solução é o Zenition 70 – arco cirúrgico móvel com Flat Detector, solução de terapiaguiada por imagem que garante mais clareza e flexibilidade no diagnóstico por imagem para a realização de uma ampla variedade de procedimentos complexos e invasivos, por meio do sistema Flat Detector. O equipamento permite o aumento de performance na sala de cirurgia e na capacidade clínica, além de proporcionar uma melhora significativa na experiência do usuário.

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