sexta-feira, abril 12, 2024
Home Gestão Plataforma chega ao mercado para ajudar farmacêuticas na tomada de decisões

Plataforma chega ao mercado para ajudar farmacêuticas na tomada de decisões

por Redação
0 comentário

A Funcional Health Tech, ecossistema de tecnologia para saúde e data driven care, acaba de lançar o Pharma Analytics, solução que oferece dados sobre saúde privada de forma estruturada e segura, com real world data de mais de 7 milhões de pessoas — o que representa 14% dos usuários de planos de saúde no Brasil — gerando, assim, alta representatividade para ações da indústria.

Segundo a empresa, o  Pharma Analytics é capaz de suportar as estratégias de marketing e acesso com informações completas sobre a jornada e hábitos dos pacientes, desde a entrada no pronto-socorro, passando pelo tratamento medicamentoso e até o acompanhamento. A ferramenta tem à disposição dados como número mensal de atendimentos, pacientes por UF, comorbidades, medicamentos, exames mais utilizados, ticket médio do convênio e número de internações. As informações podem ser combinadas e usadas de diferentes formas, criando um produto único para cada caso.

“Hoje, as indústrias farmacêuticas possuem uma carência latente no que diz respeito aos dados do mercado privado. Existe uma dificuldade em encontrar informações consistentes e relevantes para a construção de um patient flow ou para a realização de um estudo de custo. Falta uma visão ponta a ponta na cadeia non-retail, com dados granulares demográficos, adesão a medicamentos e jornada do paciente. O Pharma Analytics unifica  tudo em uma só solução, com uma interface interativa e intuitiva para pesquisas”, explica Alexandre Vieira, executivo-chefe de analytics e medicina da Funcional Health Tech e especialista em clínica médica e terapia intensiva.

Até então, sem essa ferramenta, a visão das farmacêuticas ficava limitada a dados sobre a demanda da cadeia de varejo e distribuição. Logo, era impossível a criação de uma estratégia capaz de acompanhar o tratamento dos pacientes de ponta a ponta.

Outro desafio enfrentado pela indústria farmacêutica na criação de campanhas  e estratégias estava relacionado ao uso de dados referente à saúde de pacientes. Empresas, clínicas, hospitais e farmácias precisam proteger informações sensíveis de usuários não apenas por questões éticas, mas para garantir o enquadramento à LGPD, o que tornava os dados inacessíveis.

“Neste cenário, o Pharma Analytics considera um rigoroso processo de tratamento de informações, como anonimização, criptografia e segurança, garantindo o mais alto padrão de cumprimento à LGPD e permitindo o acesso aos dados para análise. Por conta da nossa extensa base de real world data, a preocupação com a segurança e uso das informações guiou a execução do produto desde o desenho inicial, assim como sempre fazemos dentro da Funcional Health Tech”, finaliza a CEO, Cristiane Giordano.

Além de ser usada pelas indústrias farmacêuticas, o Pharma Analytics também pode auxiliar, paralelamente, associações de pacientes, estudos clínicos baseados em real world data e agências de pesquisa de mercado, dada sua abrangência de conteúdo.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside