NewsNewsletter

Volume de prescrições médicas da Doctoralia cresce mais de 200% com plataforma da Memed

0

Com objetivo de aprimorar o prontuário eletrônico, bem como oferecer mais comodidade, facilidade e segurança aos pacientes, a Doctoralia fechou uma parceria com a Memed para implementação de prescrições digitais nos atendimentos presenciais e por telemedicina. Um ano após o início da integração, já é possível visualizar os resultados, uma vez que, somente em 2021, a plataforma apresentou mais de 200% de crescimento em volume de prescrições.

Desde o início da parceria, a Doctoralia já conta com mais de 4 mil profissionais utilizando a ferramenta integrada à Memed todos os meses, somando mais de 80 mil prescrições geradas. “O perfil dos usuários é bastante heterogêneo. A plataforma atende, de maneira completa, basicamente todas as especialidades médicas disponíveis em nosso sistema. Este fato justifica o amplo crescimento da utilização do receituário eletrônico, bem como do volume de prescrições emitidas durante os atendimentos”, explica Rodrigo Mei, Especialista em Produto na Doctoralia.

Para Vanessa Liebl, gerente de Parcerias Estratégicas da Memed, frente dedicada a integrações B2B, o principal enfoque da parceria são os benefícios oferecidos a toda a cadeia de saúde. “Assim como a Memed, a Doctoralia também tem a preocupação com a experiência do paciente e de todos os envolvidos neste processo. Com a capilaridade da Memed, que conta com mais de 30 mil drogarias em todo território nacional que utilizam nosso sistema de dispensador digital, conseguimos não só facilitar a vida de médicos, mas também de pacientes e farmacêuticos. A parceria é um grande passo para o desenvolvimento do ecossistema digital de saúde, o que garante um atendimento moderno, inovador e prático ao usuário, desde o agendamento da consulta, até a aquisição do medicamento indicado pelo profissional”, completa Vanessa.

Praticidade e segurança para os pacientes

Como foco principal da parceria, os pacientes atendidos pelos profissionais membros da Doctoralia são beneficiados diretamente com a implementação da Memed nas consultas promovidas pela plataforma. Além da praticidade oferecida pelo fato de ser digital, as receitas eletrônicas contribuem com o meio ambiente, por não utilizar papel, bem como evitam perdas e rasuras, eventos corriqueiros com as tradicionais receitas impressas ou escritas à mão.

No entanto, o que mais chama atenção é a segurança garantida ao paciente por meio de alertas de alergia e interação medicamentosa que auxiliam o médico na tomada de decisão, bem como a proteção contra fraudes, pois a prescrição digital permite ao farmacêutico verificar a veracidade e validade dos documentos médicos emitidos com assinatura eletrônica. Por último, ela auxilia ainda na diminuição dos erros cometidos na legibilidade e identificação do medicamento indicado na receita, devido a caligrafia dos médicos.

Médicos com rotinas mais ágeis e econômicas

Se para os pacientes as vantagens são muitas, para os profissionais de saúde não é diferente. O primeiro ponto é com relação à economia. De acordo com uma estimativa realizada pela Memed, a adesão à prescrição digital gera uma redução anual de R$ 2,5 mil ao médico em gastos com impressão e papel timbrado.

Além disso, o formato digital incrementa a produtividade no fluxo de trabalho devido a possibilidade de integração do sistema de gerenciamento da Doctoralia. Segundo levantamento do Serviço Nacional de Saúde (NHS), do Reino Unido, em 2017, médicos prescritores economizam por dia em média 43 minutos por não terem que localizar prescrições de papel no prontuário, 31 minutos por não terem que reimprimir prescrições de papel perdidas e 27 minutos por cancelarem prescrições eletronicamente ao invés de no papel. Ou seja, o uso associado do prontuário eletrônico e da prescrição digital podem resultar ao médico uma economia de 1,68h por dia. Se multiplicarmos isso ao número de dias úteis (em 2020, por exemplo) o resultado é uma economia de 17,5 dias no ano.

Os benefícios oferecidos pela receita digital não param por aí, a parceria promove ainda outras vantagens, conforme explica Vanessa Liebl. “Possuímos quase 300 softwares e instituições de saúde integrados à nossa plataforma e o sucesso disso se explica pelas vantagens oferecidas ao médico, mas principalmente ao paciente, que consegue acessar facilmente a receita, de qualquer lugar, buscar as farmácias mais próximas, comprar os medicamentos e agendar os exames indicados. Além disso, a Memed facilita a gestão clínica, permitindo a inserção de protocolos de tratamento institucionais e a integração dos dados estruturados da prescrição ao prontuário do paciente, de forma a permitir a geração de inteligência e insights”, comenta Vanessa.

De acordo com Mei, a melhora no processo de prescrições era um desejo antigo da Doctoralia e este projeto foi responsável por concretizar os planos da empresa. “Temos trabalhado bastante no nosso prontuário eletrônico desde o início do ano passado. A Memed se encaixou perfeitamente naquilo que buscávamos para atender a demanda do mercado brasileiro.”

LG amplia portfólio de soluções médicas com o lançamento da Placa Digital de Raio X DR

Artigo anterior

Ciberataques no setor hospitalar: quais medidas podem conter as invasões?

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais News