Mercur cria centro de inovação para expandir suas estratégias de negócios

A Mercur, empresa das áreas da saúde e educação, tem investido em movimentos transformadores, principalmente em gestão e inovação social. Em 2019, a empresa iniciou um projeto que a partir de um diagnóstico resultou em um desenho da estratégia de inovação. Os resultados concretos incluem a construção de uma tese de inovação, que orienta os movimentos na empresa, a realização do primeiro programa de intraempreendedorismo e iniciativas de relacionamento com startups e universidades realizados nos últimos dois anos. Neste ano, um novo passo é firmado com a apresentação do centro de inovação Vóka.

“O Vóka nasce com o objetivo de trabalhar a inovação transformacional na Mercur, através do relacionamento com mercados, tecnologias e conhecimentos que até então não vinham sendo explorados pela organização”, descreve Cássia Hoelzel, head de inovação do Vóka. O centro de inovação, localizado nas proximidades da sede da empresa no centro de Santa Cruz do Sul (RS), direcionará seu trabalho para fomentar iniciativas e aprimorar o portfólio de produtos e serviços da empresa nas temáticas de tecnologia para reabilitação, tecnologia e negócios verdes, inclusão para todas as pessoas, produtos inteligentes com dados individualizados, prevenção e saúde integral (mental e física) e serviços e experiências em educação e saúde.

Programas de inovação pretendem agilizar os processos da empresa

O Vóka tem em seu planejamento quatro programas para trabalhar as temáticas escolhidas e atingir seus objetivos. “Para dar mais agilidade aos projetos de inovação, uma estrutura como um centro de inovação ajuda muito, visto que trabalharemos com maior autonomia. Também possibilita investir cada vez mais em relacionamento com o ecossistema e com a sociedade”, reforça Cássia.

Conheça os Programas:

– Vókathon: é um hackathon onde as pessoas poderão participar de equipes para solucionar desafios propostos pelo Vóka. A primeira edição está programada para acontecer ainda nesse ano.

– Squads para MVPs (Minimum Viable Product): são equipes multidisciplinares, criadas exclusivamente por período de tempo, com foco na prototipação de um único projeto, que pode ser a criação de novos produtos e serviços e até mesmo, de novos modelos de negócio.

– Escola de inovação: capacitações voltadas aos diversos temas relacionados à inovação, além de potencializar conhecimentos da Mercur para o ecossistema de inovação.

– M&A e investimentos (Mergers and Acquisitions): destinado para investimento, compra de outras empresas ou de startups que façam sentido para a estratégia da Mercur e do Vóka.

O nome Vóka foi criado a partir de algumas palavras como provocar e evocar, além de ressaltar a vocação da Mercur para inovação.

Related posts

Acessibilidade e segurança: interação de pessoas com deficiência visual com a tecnologia de biometria facial

IA aplicada ao estudo personaliza aprendizado e planejamento para prova de residência médica

Güntner abre frente para atender indústria farmacêutica