terça-feira, junho 18, 2024
Home Gestão Rede Wireless é estratégica para a expansão dos negócios da Farmácias São João

Rede Wireless é estratégica para a expansão dos negócios da Farmácias São João

por Redação
0 comentário

Com 1.100 lojas já instaladas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a rede de Farmácias São João (FSJ) aposta em um plano de negócios para sustentar sua expansão, onde o Centro de Distribuição inaugurado em Gravataí é peça-chave.

Construído em uma área de 345 mil metros quadrados, o novo CD tem 30 mil posições de porta-paletes e mais de 40 docas de carga e descarga para caminhões, além de contar com 3km de esteira, capacidade de armazenamento de 15 mil itens e 36 mil m² de área logística. Para tanto, conta com tecnologias que garantem o melhor desempenho aos processos logísticos.

A aplicação das tecnologias nesse CD, especialmente as de rede sem fio, são estratégicas e essenciais, visto que elas controlam toda a movimentação de mercadorias. Por isso, a Farmácias São João escolheu minuciosamente seu parceiro de TI para integrar um projeto Wireless que atendesse todos os seus critérios.

De acordo com Fabiano Marques, Service Delivery Director da Nap IT, empresa que liderou projeto, ela considerou desde a escolha dos equipamentos, dentro do melhor custo-benefício, até o design de Wi-Fi para estipular quantidades, posicionamento e configuração adequados às características do novo empreendimento.

“Nosso time especializado em Wireless – o Tech Tiger – desenhou a solução de ponta a ponta dentro das melhores práticas mundiais de redes Wlan, garantindo soluções seguras, confiáveis e de alta performance e mais eficiência operacional para o CD. Sem esses aspectos, as tecnologias poderiam ser subutilizadas, gerando gargalos que comprometeriam a produtividade da FSJ,” destaca Marques.

Tecnologias ideais para desenhar e integrar uma rede wireless eficiente Um fator que agregou valor ao projeto foi a aplicação do EKahau. A solução apoiou a equipe a criar uma rede capaz de suportar vários acessos simultâneos, mantendo a estabilidade e a velocidade da internet e proporcionando conexões eficientes.

Segundo Jerônimo Pereira, analista de rede da equipe Tech Tiger, o CD foi equipado com Wi-Fi 6, a última geração de tecnologia Cisco, que oferece ótimo desempenho em conectividades simultâneas, além dos access points e antenas direcionais.

Para validar a eficiência da rede foi aplicado o Wireless Site Survey – metodologia que identifica a capacidade de transmissão de dados que a rede deve suportar e avalia a  qualidade de sinal específica para o perfeito funcionamento das operações.

“Quando a solução aponta que o sinal não está correspondendo ao que foi simulado no projeto, a correção é feita pelos especialistas diretamente na configuração dos equipamentos. Prática que garante a qualidade da cobertura, segurança eficaz e a melhor velocidade da rede sem fio junto a rede cabeada”, explica Pereira.

Benefícios aos processos e apoio às novas metas A união das operações dos CDs de Gravataí às de Passo Fundo permite a Farmácias São João atender suas lojas com processos bem definidos e estar preparada para as operações das unidades que em breve serão inauguradas.

Mauricio Maffi, Gerente de Infraestrutura de TI da Farmácias São João, salienta que para a integração desse projeto, a rede varejista considerou a experiência da Nap IT em projetos similares e no atendimento a grandes grupos econômicos.

“Avaliamos a capacidade dos profissionais da Nap IT e validamos suas qualidades pelas suas certificações que elevam o nível da implementação das soluções Cisco. Investimos em tecnologia de ponta e na qualidade da integração a fim de termos um ambiente capaz de suportar nosso crescimento”, enfatiza Maffi.

A Farmácias São João é a maior rede de varejo farmacêutico da região sul e a 4ª maior do Brasil. Atualmente, ela emprega cerca de 20 mil pessoas em mais de mil lojas.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias