InovaçãoNewsletter

Startup luta contra a covid-19 usando Big Data

0

A startup brasileira especializada em saúde, HealthBit, está lutando contra a covid-19 usando a tecnologia. O objetivo é ajudar grandes empresas na prevenção do novo coronavírus e cuidado com a saúde dos colaboradores. Através de tecnologia própria de análise de dados de sinistros e de uma equipe multidisciplinar, a startup atende todas as necessidades de gestão de saúde de uma empresa e identifica problemas relacionados à saúde para oferecer todo o suporte de solução. Atualmente já dá suporte a mais de 1 milhão de vidas e mais de 100 empresas.

O HealthBot, tecnologia criada pela própria startup, é um programa de análise de dados que utiliza ferramentas de Big Data para analisar os dados de empresas no Brasil que contam com muitas vidas e, assim, grandes números de informações. “O HealthBot consegue fazer pesquisas detalhadas em grandes dados para conseguir métricas aceitáveis para quem precisa. Assim, as análises são feitas em dois dias, enquanto com outras alternativas, a mesma análise aconteceria, no mínimo, em uma semana. Agilidade essencial na luta contra o novo coronavírus, que se espalha rapidamente entre as pessoas”, explica Leonardo Pagnez, desenvolvedor da HealthBit.

Usando esta tecnologia, a startup consegue fazer a análise e levantar informações para que as empresas consigam atuar de forma mais segura nas tomadas de decisões durante a pandemia: “com as informações tiradas dos nossos banco de dados, as empresas conseguem fazer até protocolos contra o novo coronavírus e de forma mais rápida e segura, o que é extremamente necessário no contexto desta pandemia”, diz Ana Beatriz Pereira, líder de dados da HealthBit.

A startup analisou os dados de cada empresa e assim elas conseguiram afastar do trabalho as gestantes, idosos e outras pessoas dentro dos grupos de riscos do novo coronavírus. Com a assistência da HealthBit, empresas também conseguem ter uma estimativa de gastos com teste contra a covid-19, caso coloque em protocolo de retomada das atividades, além de mapear laboratórios em cada região e criar planos de ação para cada localidade.

O HealthBot

O programa de análises de dados, HealthBot, foi desenvolvido pela startup como uma resposta à necessidade de processar dados que são inviáveis de serem feitos em bancos de dados relacionais normais.

“Com ele, pode-se testar sequências de procedimentos e cruzamentos que no SQL simplesmente teríamos timeout. Trabalhamos com bases grandes e que permitem cruzamentos encadeados complexos. Somente com o Big Data podemos executá-los”, diz Murilo Wadt, CEO e desenvolvedor da HealthBit.

Startup brasileira lança dispositivo para monitorar distanciamento e controlar aglomerações nas empresas

Artigo anterior

M. Dias Branco destina R$ 5 milhões em ações sociais durante a pandemia

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar