Home Gestão Unimed Participações vai investir R$ 3 bilhões na renovação do parque tecnológico de todo o sistema Unimed Brasil

Unimed Participações vai investir R$ 3 bilhões na renovação do parque tecnológico de todo o sistema Unimed Brasil

por Da Redaç.ão
0 comentário

A Blue Health, empresa de soluções para equipamentos médicos, e a Unimed Participações, holding do Sistema Unimed, estão unindo forças em uma sociedade estratégica que promete acelerar o processo de renovação e modernização do parque instalado de equipamentos médicos dos hospitais que compõem o sistema Unimed em todo o país.

A sociedade foi constituída exclusivamente para atender o Sistema Unimed, reunindo a maior operadora de saúde suplementar do Brasil com o principal player independente em locação e manutenção de equipamentos médicos da América Latina, que também atua em outros mercados. Vai permitir acelerar o processo de verticalização do sistema com base em aquisição de hospitais próprios e bem equipados e gestão profissionalizada.

O sistema Unimed reúne cerca de 20 milhões de beneficiários que representam 40% do total da saúde suplementar brasileira. Está presente em mais de 90% do território nacional, engloba ao menos 50% dos médicos que atuam na saúde suplementar e conta com 157 unidades hospitalares e singulares em operação e outras dez a serem entregues em 2024.

Por meio desta sociedade estratégica será possível financiamento e escala. Com sua experiência de mais de 20 anos, a Blue Health ficará responsável pela negociação em conjunto para fornecer compra diferenciada, o que hoje não existe no sistema Unimed. O foco será no aluguel de equipamentos ao invés de compra e estrutura de manutenção para garantir permanentemente a operacionalidade do equipamento. Os equipamentos – dos básicos aos mais sofisticados – serão adquiridos sob demanda de acordo com a realidade de cada Unimed.

A sociedade inclui um modelo de financiamento dedicado e competitivo, com recursos captados pela InvestCoop, via fundos de investimentos, onde se capta recursos do próprio sistema Unimed para o funding das operações de compra e locação de equipamentos. As reservas já existem e são constituídas pelos ativos garantidores junto à ANS.

Pela experiencia da Blue Health de trabalhar com diversas marcas no mercado, a Unimed tem a possibilidade de escolher aquelas capazes de oferecer as melhores entregas e o melhor custo benefício. “Não basta ao hospital comprar um excelente equipamento se por trás não tiver a garantia de um suporte de manutenção robusto que garanta a operacionalização permanente dos equipamentos. A escala de compras com grandes fornecedores vai gerar valor para o sistema e suportar o alto volume de investimentos de locação, que por sua vez é algo inédito no Brasil, não chegando a 5% de um patamar que tem potencial para atingir 100% no sistema hospitalar”, garante Eric Varga, CEO Blue Health.

“O propósito de estar na parceria com a Blue Health é uma forma de reagirmos à concorrência. Algo que seja benéfico tanto para o sistema de saúde suplementar quanto para o sistema Unimed. Os equipamentos médicos têm uma importância cada vez maior na medicina. Portanto, ter um parque funcionando é fundamental para entregar saúde. Os hospitais Unimed estão entre os melhores nas cidades onde estão presentes. São bem construídos, bem equipados e operados por excelentes equipes técnicas e médicas, além de contar com acreditações nacionais e internacionais de qualidade. Precisamos também ter uma tecnologia de ponta para entregar”, afirma Adelson Severino Chagas CEO da Unimed Participações.

A parceria prevê uma economia na ordem de 30% para as Unimeds, que não precisarão mobilizar capital imediato, e tem capacidade de crescimento e financiamento muito grande nos próximos anos. O percentual é de 51% para a Unimed Participações e 49% para a Blue Health. Cada empresa terá direito de indicar um dos principais cargos – CFO e CFO – com aprovação da outra nos dois casos e conselho de administração compartilhado e independente. O retorno sobre o capital investido está previsto para acontecer entre três e quatro anos em um cenário conservador.

A sociedade ainda precisa passar por aprovação dos órgãos regulatórios e concorrenciais brasileiros.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside