quinta-feira, abril 25, 2024
Home News Hilab promove missão no Alto Xingu e realiza centenas de exames laboratoriais remotos

Hilab promove missão no Alto Xingu e realiza centenas de exames laboratoriais remotos

por Redação
0 comentário

Com o objetivo de democratizar o acesso à saúde para todos os brasileiros, a Hilab , healthtech especialista em exames laboratoriais remotos, promoveu mais uma ação em conjunto com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e o Ministério da Defesa para realização de exames laboratoriais nas terras indígenas do Alto Xingu, em Mato Grosso (MT).

A missão da Hilab teve duração de 14 dias e foi promovida no complexo Polo Leonardo Villas Boas. A ação contou a participação de uma equipe multidisciplinar de médicos para levar cuidados com a saúde e prestar atendimento à população indígena por meio de exames laboratoriais, como Perfil Lipídico, Função Renal, Hemoglobina Glicada, Glicemia, Covid-19 Antígeno, Covid-19 IgG e IgM, Sífilis, HIV, Hepatite B (imunidade), Hepatite C, Beta hCG, Zika IgG/IgM e Dengue IgG/IgM e Dengue Ns1. Ao todo, foram feitos mais de 900 exames em diferentes povos. A Hilab vem conduzindo missões desde 2020 e esta foi uma das maiores ações realizadas até o momento em aldeias indígenas

“Montar o nosso sistema de exames em lugares remotos, onde o acesso à saúde é difícil foi muito importante. Conseguimos superar os desafios e no final do dia alcançamos todos os resultados desejados em nossos laudos. O aprendizado que levo desta missão é que dificuldades podem e devem ser encaradas como combustível para sonhos e realizações”, explica Lucas Barros, líder de desenvolvimento operacional.

A tecnologia que a Hilab vem desenvolvendo e aprimorando nos últimos anos é inédita no Brasil e uma evolução importante para levar saúde a lugares remotos e de difícil acesso. Com o apoio da tecnologia e a preparação para operar o mini laboratório Hilab em modo offline, a empresa está democratizando o acesso de diversas populações indígenas a serviços básicos de saúde, identificando doenças e realizando o suporte necessário aos demais profissionais de saúde para que possam encaminhar ao tratamento correto.

Ao chegar nas aldeias, uma triagem era feita para entender o comportamento dos moradores em relação à saúde básica dos mesmos, que tipos de ações essas pessoas adotavam e se já tinham realizado algum exame. Após essa primeira etapa, os casos eram analisados e seguiam para um atendimento médico mais específico, receitando o uso de medicamentos e realizando os exames necessários.

Em uma dessas triagens, uma paciente relatou perda de visão nos últimos 10 anos. Ao realizar o exame da Hilab, foi diagnosticada com Sífilis Terciária. Com essas informações, a médica responsável pelo caso conseguiu iniciar o tratamento da doença rapidamente. Caso o tratamento evolua bem, ela poderá recuperar a visão de um dos olhos. Além da paciente, foram testados marido e filhos para uma melhor investigação do caso.

“Durante toda a missão foi uma mistura enorme de sentimentos. Ao mesmo tempo que vivenciamos uma cultura tão rica com tantas histórias, vimos o quanto as pessoas precisavam da nossa ajuda e que eles estavam felizes por estarmos lá. Realizar essas ações mostra que o acesso a lugares distantes é sim possível”, afirma Alyne Eugênia de Souza, pesquisadora em biologia humana da Hilab.

Outro exemplo em que a tecnologia foi responsável por um diagnóstico rápido e preciso foi de avaliação da função renal de uma criança de 3 anos que estava há 2 dias sem urinar, resultando na remoção do paciente, sendo conduzido rapidamente via aeronave para o hospital mais próximo da região para iniciar tratamento.

“A identificação de doenças que realizamos por meio dos nossos exames mostra o devido valor da tecnologia para a saúde e demonstra como a solução criada na Hilab é preparada para realizar exames em qualquer lugar. Levando exames de qualidade para todas as pessoas e democratizando o acesso à saúde”, explica Marcus Figueredo, CEO da Hilab.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside