terça-feira, abril 23, 2024
Home Inovação Huawei lança aplicativo StorySign, plataforma de alfabetização para crianças com deficiência auditiva e surdas

Huawei lança aplicativo StorySign, plataforma de alfabetização para crianças com deficiência auditiva e surdas

por Redação
1 comentário

Alinhada à missão de levar o digital a todos para tornar o mundo um lugar mais conectado e melhor, enriquecendo a vida das pessoas por meio da tecnologia, da informação e da comunicação, a Huawei lança  no Brasil o StorySign, primeira plataforma de alfabetização do mundo para crianças surdas. Criado em 2018, o StorySign usa Inteligência Artificial e realidade aumentada para ajudar crianças com deficiência auditiva e surdas a aprenderem a ler.

Muitas crianças podem ter dificuldades no processo de alfabetização, mas crianças pequenas com deficiência auditiva grave enfrentam ainda mais obstáculos. Com a tecnologia Huawei, o mundo lúdico da leitura poderá ser aberto para mais de 32 milhões de crianças surdas. O StorySign é um aplicativo gratuito que traduz o texto de livros selecionados da Língua Portuguesa para Libras. Com um avatar personalizado, o StorySign dá vida aos livros e ajuda as crianças com deficiência auditiva e surdas a aproveitar as histórias como todas deveriam.

Desenvolvido em parceria com a União Europeia de Surdos, a Associação Britânica de Surdos, a Penguin Books e a Aardman Animations, entre outras instituições, o StorySign permite dar vida a algumas das histórias preferidas das crianças, usando tecnologia de ponta para captura de movimento e animação, garantindo que as expressões faciais e as mãos dos personagens apresentem a representação perfeita das Libras, criando um personagem virtual divertido. Em parceria com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – Feneis, a Huawei pôde entender os desafios da população, encontrando soluções tecnológicas que possam verdadeiramente revolucionar o processo de alfabetização de crianças com deficiência auditiva e surdas.

Dois brasileiros foram essenciais na implementação do projeto no país. Edílson Andrade, tradutor e intérprete de libras, e Erik Honorato, revisor de línguas, viajaram a Londres e, em parceria com a equipe Huawei, traduziram dois livros infantis para a Língua de Sinais: “Gildo”, de Silvana Rando, da editora Brinque-Book, e “A Festa Encrencada”, de Sônia Junqueira, da editora Ática. Edílson se equipou para se tornar o “avatar” que conta as histórias brasileiras no aplicativo.

Até o momento, o StorySign existe em 15 línguas diferentes, e está presente no Reino Unido, na França, na Alemanha, na Itália, na Espanha, em Portugal, na Austrália e no Brasil. Já foram traduzidos para Libras 71 livros, sendo 2 brasileiros.

“Com o StorySign, nós da Huawei buscamos mudar a realidade de milhares de brasileiros que não tinham acesso à leitura e que poderão, a partir de agora, ter uma nova experiência com o mundo dos livros. Neste primeiro momento, estamos lançando dois títulos, mas buscamos novos parceiros para ampliar cada vez mais o acesso das crianças à leitura”, afirmou Atilio Rulli, Diretor Sênior em Relações Governamentais e Relações Públicas

“Estamos muito felizes em implementar o StorySign no Brasil em parceria com a Huawei. O projeto se alinha de maneira muito próxima a uma das nossas principais bandeiras, que é o reconhecimento da cultura surda através da propagação das Libras. O investimento nessa área é realmente importante, já que hoje não temos conteúdo suficiente para crianças com deficiência auditiva e surdas no Brasil e no mundo. Esperamos que essa solução mude para sempre a história da alfabetização de surdos, visto que respeita a Libras enquanto primeira língua”, declarou Antônio Campo, diretor presidente da Feneis.

Como funciona

  1. Uma criança abre um livro de leitura habilitado para o StorySign em sua frente, abre o aplicativo e segura o smartphone sobre a página.
  2. Nosso avatar amigável Star conta a história em libras enquanto o aplicativo destaca cada palavra gesticulada.
  3. Dessa forma, o StorySign ajuda as crianças e seus pais a compartilharem o momento de leitura de histórias enquanto aprendem a ler e a falar em libras juntos.

O aplicativo Huawei StorySign é gratuito e funciona em smartphones e tablets, com suporte a iOS e Android. Faça o download na Huawei AppGallery , App Store ou Google Play Store.

Notícias relacionadas

1 comentário

roseli gonçalves 13 de novembro de 2020 - 14:39

Não é uma plataforma de alfabetização. É um scanner que digitaliza o livro impresso e converte em língua de sinais através de um avatar. Alfabetizar é outra coisa. O leitor precisa ter o livro e precisa saber língua de sinais.

Responder

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside