InovaçãoNewsNewsletter

Huawei lança aplicativo StorySign, plataforma de alfabetização para crianças com deficiência auditiva e surdas

1

Alinhada à missão de levar o digital a todos para tornar o mundo um lugar mais conectado e melhor, enriquecendo a vida das pessoas por meio da tecnologia, da informação e da comunicação, a Huawei lança  no Brasil o StorySign, primeira plataforma de alfabetização do mundo para crianças surdas. Criado em 2018, o StorySign usa Inteligência Artificial e realidade aumentada para ajudar crianças com deficiência auditiva e surdas a aprenderem a ler.

Muitas crianças podem ter dificuldades no processo de alfabetização, mas crianças pequenas com deficiência auditiva grave enfrentam ainda mais obstáculos. Com a tecnologia Huawei, o mundo lúdico da leitura poderá ser aberto para mais de 32 milhões de crianças surdas. O StorySign é um aplicativo gratuito que traduz o texto de livros selecionados da Língua Portuguesa para Libras. Com um avatar personalizado, o StorySign dá vida aos livros e ajuda as crianças com deficiência auditiva e surdas a aproveitar as histórias como todas deveriam.

Desenvolvido em parceria com a União Europeia de Surdos, a Associação Britânica de Surdos, a Penguin Books e a Aardman Animations, entre outras instituições, o StorySign permite dar vida a algumas das histórias preferidas das crianças, usando tecnologia de ponta para captura de movimento e animação, garantindo que as expressões faciais e as mãos dos personagens apresentem a representação perfeita das Libras, criando um personagem virtual divertido. Em parceria com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – Feneis, a Huawei pôde entender os desafios da população, encontrando soluções tecnológicas que possam verdadeiramente revolucionar o processo de alfabetização de crianças com deficiência auditiva e surdas.

Dois brasileiros foram essenciais na implementação do projeto no país. Edílson Andrade, tradutor e intérprete de libras, e Erik Honorato, revisor de línguas, viajaram a Londres e, em parceria com a equipe Huawei, traduziram dois livros infantis para a Língua de Sinais: “Gildo”, de Silvana Rando, da editora Brinque-Book, e “A Festa Encrencada”, de Sônia Junqueira, da editora Ática. Edílson se equipou para se tornar o “avatar” que conta as histórias brasileiras no aplicativo.

Até o momento, o StorySign existe em 15 línguas diferentes, e está presente no Reino Unido, na França, na Alemanha, na Itália, na Espanha, em Portugal, na Austrália e no Brasil. Já foram traduzidos para Libras 71 livros, sendo 2 brasileiros.

“Com o StorySign, nós da Huawei buscamos mudar a realidade de milhares de brasileiros que não tinham acesso à leitura e que poderão, a partir de agora, ter uma nova experiência com o mundo dos livros. Neste primeiro momento, estamos lançando dois títulos, mas buscamos novos parceiros para ampliar cada vez mais o acesso das crianças à leitura”, afirmou Atilio Rulli, Diretor Sênior em Relações Governamentais e Relações Públicas

“Estamos muito felizes em implementar o StorySign no Brasil em parceria com a Huawei. O projeto se alinha de maneira muito próxima a uma das nossas principais bandeiras, que é o reconhecimento da cultura surda através da propagação das Libras. O investimento nessa área é realmente importante, já que hoje não temos conteúdo suficiente para crianças com deficiência auditiva e surdas no Brasil e no mundo. Esperamos que essa solução mude para sempre a história da alfabetização de surdos, visto que respeita a Libras enquanto primeira língua”, declarou Antônio Campo, diretor presidente da Feneis.

Como funciona

  1. Uma criança abre um livro de leitura habilitado para o StorySign em sua frente, abre o aplicativo e segura o smartphone sobre a página.
  2. Nosso avatar amigável Star conta a história em libras enquanto o aplicativo destaca cada palavra gesticulada.
  3. Dessa forma, o StorySign ajuda as crianças e seus pais a compartilharem o momento de leitura de histórias enquanto aprendem a ler e a falar em libras juntos.

O aplicativo Huawei StorySign é gratuito e funciona em smartphones e tablets, com suporte a iOS e Android. Faça o download na Huawei AppGallery , App Store ou Google Play Store.

Techtools health innovation anuncia parceria com Governo do Paraná para atendimento em saúde

Artigo anterior

Plataforma do Governo de SP reúne dados de diversas áreas relacionadas às pessoas com deficiência

Próximo artigo

1 Comentário

  1. Não é uma plataforma de alfabetização. É um scanner que digitaliza o livro impresso e converte em língua de sinais através de um avatar. Alfabetizar é outra coisa. O leitor precisa ter o livro e precisa saber língua de sinais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar