A Farma Ventures, primeira corporate venture builder dedicada ao varejo farmacêutico do Brasil e que integra a multinacional FCJ, incorpora o setor de comunicação com a entrada do Panorama Farmacêutico em seu portfólio.
O portal de notícias setorial é a primeira plataforma de conteúdo e notícias 100% digital do canal farma. Criado em 2017, transformou-se no canal de mais credibilidade e penetração do setor, com 1,7 milhão de acessos mensais e mais de 100 mil seguidores nas redes sociais. Hoje oito empresas estão no ecossistema, da Farma Ventures, que tem como meta chegar a 18 até o fim do ano e alcançar 30 em 2025.
“Nosso grupo já contempla soluções que preconizam o uso intensivo da tecnologia e de inteligência artificial em atividades como precificação, antecipação de recebíveis, telessaúde e gestão de campanhas de vendas. Mas faltava à rede uma solução de conteúdo com concepção 100% digital e que democratiza o acesso à informação”, enfatiza Giovanni Oliveira, diretor de operações da Farma Ventures.
Aberta para a captação, a companhia busca startups com soluções que atendam às principais dores de cabeça dos gestores de farmácias, em estágio de maturidade a partir da operação e que tenham ao menos dois sócios. “É desejável também que seja uma solução escalável e com alto potencial de mercado”, acrescenta o executivo. A venture builder nasceu em março de 2020 a partir de uma iniciativa que congregou as redes de farmácias Drogal e Indiana.
Lançada em março de 2020, a Farma Ventures foi criada pelas redes de farmácias Drogal e Indiana, com mentoria da Top Capital, agência boutique de investimento, e com o modelo de negócio da FCJ Venture Builder, a organização seleciona startups que apresentam soluções inteligentes e com impacto socioeconômico no setor. Entre as áreas de atuação estão automação de PDV, soluções omnichannel, gestão de preços e estoque, serviços de saúde, inteligência de mercado, gestão de pessoal, entre outros.