quinta-feira, setembro 19, 2024
Home News Terapia para câncer raro em estágio avançado pode chegar aos planos de saúde

Terapia para câncer raro em estágio avançado pode chegar aos planos de saúde

por Redação
0 comentário

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu consulta pública que discute a inclusão nos planos de saúde do primeiro e único tratamento de terceira geração disponível no Brasil para pacientes com leucemia mieloide crônica (LMC). Apesar do parecer preliminar da agência desfavorável à incorporação, o processo de avaliação é aberto à sociedade civil até o dia 24 deste mês e pode ser acessado pelo link.

Tipo de câncer raro causado por uma excessiva proliferação da linhagem mieloide, a LMC tem uma incidência de um a dois casos para cada 100 mil habitantes, o que corresponde de 15% a 20% das leucemias. No Brasil, cerca de 1.800 pacientes são diagnosticados anualmente com a doença.

Na prática, a incorporação do cloridrato de ponatinibe pode representar a única alternativa disponível para quem tem LMC e falhou às terapias de segunda geração, o que constitui um importante desafio terapêutico e uma necessidade médica ainda não atendida.

O potencial do cloridrato de ponatinibe foi constatado por meio do estudo Pace, que acompanhou indivíduos elegíveis à terapia durante cinco anos e mostrou segurança e eficácia, além de uma resposta duradoura em pacientes expostos a múltiplas linhas de tratamento e em indivíduos com mutações no gene de fusão BCR-ABL, incluindo a mais resistente T315I. Aprovado em 2019 no Brasil, o medicamento é o único inibidor de tirosina-quinase (TKI) de terceira geração disponível no país.

A leucemia mieloide crônica (LMC) é um tipo de câncer causado por uma excessiva proliferação da linhagem mieloide, seguida por uma perda progressiva da diferenciação celular, o que resulta num quadro de leucemia aguda. Associada a uma anormalidade citogenética específica, o cromossoma Philadelphia (Ph), a LMC não é uma doença curável com a terapia medicamentosa.

Os principais sintomas da LMC são: fadiga, diminuição do fôlego durante as atividades diárias, febre, dores nos ossos, perda de peso sem motivo aparente, dores abaixo da costela ou no lado esquerdo devido ao baço aumentado e suor noturno.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside