Pioneira em biomedicamentos no Brasil, a Biomm acaba de fechar contrato com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), a Wockhardt Ltd. e a Gerais, Comércio e Importação de Materiais e Equipamentos Médicos, Ltda (Gerais) para parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) de insulina humana no Brasil.
Este programa, que visa a redução da vulnerabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da produção de medicamentos, beneficiará milhares de pacientes do SUS, já que a insulina humana tem um papel fundamental para o tratamento dos pacientes com diabetes. Atualmente, esta doença é um dos principais problemas de saúde pública do Brasil.
“Com a transferência de tecnologia referente à insulina humana recombinante, a Biomm contribui para a absorção de novas tecnologias de produção de insulina e aumenta a relevância do Brasil no setor de biotecnologia farmacêutica. Desta forma, contribuímos para avanço tecnológico do país e da ampliação do acesso da população a tratamentos avançados”, explica Heraldo Marchezine, CEO da Biomm.
A Wockhardt fará a transferência de tecnologia de insulina humana (Wosulin) para a Biomm e para a FUNED. O medicamento, hoje importado, será fornecido ao Ministério da Saúde e terá a sua produção gradativamente internalizada na fábrica da Biomm em Nova Lima, Minas Gerais.
Desde 2020, a Biomm importa esta insulina da Wockhardt e distribui em todo o território nacional, tanto no mercado público quanto no privado. O Wosulin é registrado no Brasil pela Gerais.
O início da transferência da tecnologia e do fornecimento ao Ministério da Saúde depende da aprovação final do Projeto Executivo pelos Comitê da Avaliação Técnica e do Comitê Deliberativo das PDP.