A chegada da marca americana Sharecare ao Brasil promete transformar o mercado da saúde e sua relação com o mundo corporativo e com a população de modo individual. A Sharecare adquiriu a empresa Healthways em 2016, que atua no país com programas de gestão de saúde desde 2008 e, agora, expande seus horizontes e lança sua plataforma inédita que reúne todas as informações de saúde em um só lugar e oferece ao usuário muito mais controle sobre seu estilo de vida. O aplicativo, também chamado Sharecare, é gratuito e está disponível para iOS e Android.
A atuação da empresa no Brasil acontece por meio de programas de gestão de saúde e oferta de soluções que visam o bem-estar e a qualidade de vida de funcionários e clientes de planos de saúde, com o intuito de reduzir custos com a saúde. A plataforma irá expandir esse trabalho, proporcionando às pessoas uma visão ampla e objetiva das consequências dos seus hábitos de saúde, de forma prática e automática.
“Com investimento mundial de mais de 500 milhões de dólares, a plataforma engloba diversos tipos de funcionalidades, como avaliação da idade real da pessoa, captura automática de dados, monitoramento diário de sono e estresse, premiação por cuidar da saúde, otimizando o acesso ao sistema e estimulando o cuidado com a saúde e bem-estar do usuário, de forma automática. A expectativa é alcançar entre 3 a 5 milhões de usuários com acesso e uso em 2018”, afirma Nicolas Toth, presidente da Sharecare Brasil.
Plataforma
A plataforma Sharecare recolhe informações completas de saúde, desde a altura e peso até a taxa de glicose, e permite a integração com diversos dispositivos inteligentes, como pulseiras e relógios que monitoram atividades. Além disso, o aplicativo traz a funcionalidade chamada RealAge, método que leva em consideração cada taxa de saúde e hábito diário (tabagismo, consumo de álcool, prática de exercícios, alimentação, entre outros) para mensurar a idade real da pessoa, que pode ser maior ou menor do que sua idade biológica. A partir do resultado, a ferramenta fornece soluções que o usuário poderá adotar para diminuir sua idade real e ficar “mais jovem” a cada dia, contribuindo com sua saúde como consequência.
Ainda, a plataforma permite identificar automaticamente o nível de emoção e estresse em cada ligação que o usuário fizer, oferecendo uma análise de quais dias o usuário estava mais tranquilo ou estressado. Por meio dos sensores de movimento do celular, o aplicativo identifica em qual período o usuário estava dormindo e, assim, determinar quantas horas ele descansou por noite. Dessa forma, o sono, que é um importante regulador de saúde, será monitorado diariamente e de forma automática.
O grande recurso da Sharecare, entretanto, está no GreenDay, uma premiação baseada nos hábitos de saúde, que é representada por um coração verde a ser preenchido conforme o cumprimento desses hábitos. Para completar o coração, é necessário realizar diariamente pelo menos oito dos fatores considerados importantes para ter uma vida saudável. Eventualmente, preencher o GreenDay poderá garantir vantagens ou descontos em determinadas parcerias.
O objetivo da Sharecare é fazer com que o monitoramento da saúde seja feito de forma fluida e com o menor esforço possível ao usuário, para que sobre tempo para ele aproveitar a qualidade de vida adquirida por meio do aplicativo.
Empresa
A Sharecare foi criada há sete anos nos Estados Unidos e, em 2017, estendeu-se para o Havaí. A plataforma já alcançou 45 milhões de pessoas no mundo que fazem a gestão da própria saúde, adquirindo maior conhecimento sobre seus hábitos, autonomia de prevenção e, consequentemente, reduzindo custos com o tratamento de doenças. Ainda, a metodologia recebeu aportes de nomes como Oprah Winfrey e Dr. Oz. E seu propósito veio ao encontro da proposta de valor de ampliação da Healthways.
A Healthways chegou ao Brasil em outubro de 2008 por meio de uma parceria com o Grupo Fleury para a gestão de crônicos. A companhia desenvolveu outras soluções, como Coaching de Bem-Estar, Envelhecimento Saudável, Ortopedia, Ligue Saúde e Modelagem Preditiva. Em março de 2015, a SulAmérica investiu R$ 250 milhões na joint venture com a Healthways, que contemplou cerca de 1,5 milhão de clientes em seus programas.
Em 2016, vislumbrando que o mercado da saúde iria se digitalizar por estar em um processo forte de inovação, a Healthways foi comprada pela Sharecare. Com a parceria, elaborou indicadores de saúde e bem-estar que possibilitam a avaliação da qualidade de vida de determinadas populações em ambientes corporativos, operadoras de saúde e até em instituições públicas. A partir disso, passará também a ser a administradora da plataforma de gestão de saúde.