quarta-feira, maio 22, 2024
Home Negócios Zebra Technologies desenvolve sensores eletrônicos para segurança e rastreabilidade de medicamentos e vacinas

Zebra Technologies desenvolve sensores eletrônicos para segurança e rastreabilidade de medicamentos e vacinas

por Redação
0 comentário

A Zebra Technologies  anuncia o desenvolvimento dos sensores eletrônicos ZS300 e ZB200. Voltados para ajudar com a rastreabilidade de alimentos, vacinas e medicamentos, os sensores ajudam as empresas a rastrear os produtos e a detectar sua temperatura em tempo real, com a finalidade de maximizar a produtividade, reduzir desperdícios e garantir a qualidade e o cumprimento das regulações.

Uma das etapas cruciais para manter a segurança de produtos de consumo que necessitam de baixas temperaturas é a cadeia fria, processo pelo qual são preservados. Ao serem quebrados, os germes e bactérias voltam a se ativar automaticamente e iniciam o processo de deterioração dos alimentos, o que altera sua qualidade e faz com que os valores nutricionais se percam e, em casos mais graves, aumente o risco de intoxicação alimentar. O mesmo acontece com as vacinas, já que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 25% delas chegam ao destino em condições degradadas devido ao mau transporte.

“Segundo o Estudo sobre a Segurança na Cadeia de Suprimentos de Alimentos da Zebra, para 82% dos consumidores é importante conhecer como seus alimentos são fabricados, preparados e manipulados, mas apenas 13% sentem que a indústria está preparada para mostrar com transparência a forma como os alimentos viajam por meio da cadeia de suprimentos. Isso nos mostra que os consumidores têm interesse na manipulação dos produtos e querem aumentar a confiança para consumi-los com tranquilidade”, diz Daniel Vargas, gerente de produto para o portfólio de Impressão e Suprimentos da Zebra Technologies para a América Latina.

O ZS300 e ZB200 ajudarão as empresas a cumprir com os crescentes requisitos de controle de qualidade exigidos para produtos perecíveis, assim como dar aos clientes a informação necessária para que tomem decisões relacionadas à qualidade e a segurança dos produtos dentro dos possíveis efeitos causados pelas condições climáticas inesperadas. Isso também minimizará o desperdício dos produtos, o custo do reenvio de produtos por danos e, como consequência, fortalecerá a confiança dos consumidores e pacientes, enquanto melhoram os seus resultados financeiros.

“É por isso que a Zebra desenvolve ferramentas como sensores eletrônicos térmicos, que podem monitorar produtos sensíveis à temperatura em toda a cadeia fria, do fabricante ao distribuidor, e do hospital, clínica ou farmácia ao paciente, para identificar rapidamente a exposição a temperaturas potencialmente prejudiciais,” completa Daniel.

Os sensores da Zebra também são reutilizáveis e utilizam embalagens mínimas biodegradáveis para apoiar os seus objetivos de sustentabilidade. Ao finalizar a utilização desses sensores, a Zebra disponibiliza a coleta deles para posteriormente desmontá-los e reciclá-los, garantindo assim que menos de 1% dos produtos acabem em aterro sanitário.

Os sensores e indicadores Zebra são uma ferramenta que busca ajudar as indústrias a garantir a segurança e rastreabilidade dos itens que transportam e fabricam. Isso não só pode ajudar a melhorar processos essenciais que impactam vidas, mas também a reduzir o desperdício alimentar ou as perdas econômicas, ao mesmo tempo que ajuda a cumprir as regulamentações legais de cada país.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside