sexta-feira, março 1, 2024
Home Artigos Conheça 5 tendências de transformação digital para hospitais em 2024

Conheça 5 tendências de transformação digital para hospitais em 2024

por Alex Vieira
1 comentário

A tecnologia da informação vem ganhando força e se tornando uma importante aliada para garantir eficiência e contribuir para o crescimento das instituições. Na área da saúde, isso não é diferente. Diante dos desafios do setor, como escassez de profissionais, dados fragmentados e a falta de recursos, a utilização da tecnologia é uma ferramenta essencial e que colabora para otimizar os processos, proporcionar agilidade e maior qualidade para que os cuidados sejam centrados no paciente.

O investimento em tecnologia é parte vital do processo para tornar os cuidados mais conectados e próximos do paciente. Ainda assim, atualmente, cerca de 90% das instituições de saúde lutam diariamente para manter o seu ambiente tecnológico operacional, além de tentar convencer a todos de que o investimento em tecnologia é tão necessário quanto os demais dentro das instituições de saúde. Pessoas e tecnologia sustentam os processos e consequentemente, equilibram o negócio, impactando diretamente no cuidado do paciente.

Estar atualizado e conectado com as tendências tecnológicas são premissas fundamentais para os hospitais, que precisam se reinventar e abraçar as mudanças. Neste sentido, é preciso destacar algumas tendências que acompanharão a movimentação inquieta da tecnologia em 2024: 

Implementação de Inteligência Artificial (IA)

O setor está adotando cada vez mais a IA, o que contribui para o aumento da eficiência operacional. A IA pode ajudar, entre outras atividades, no preenchimento do prontuário do paciente, integrando informações sobre e pressão arterial, batimentos cardíacos, comorbidades e alergias. Adicionalmente, também pode ser utilizada para melhorar o fluxo e otimização do agendamento de consultas e exames e garantir diagnósticos mais precisos. O apoio da IA proporciona mais agilidade no processo como um todo, além de diminuir consideravelmente, as chances de erro. 

Blockchain para Segurança de Dados em Saúde

A tecnologia blockchain está sendo cada vez mais explorada para garantir a segurança e a privacidade dos registros médicos. Em 2024, teremos o aumento na implementação de soluções baseadas em blockchain para gerenciar o compartilhamento seguro de informações de saúde entre profissionais e pacientes.

Interoperabilidade entre diferentes empresas de saúde

Outra forte tendência será o início do processo de interoperabilidade pelas grandes empresas de saúde por questão de sobrevivência. Trocar informações e se apoiar em dados para garantir a melhor tomada de decisão será primordial no setor. A integração dos sistemas e plataformas existentes possibilitará a otimização na rotina dos profissionais, além de auxiliar no cuidado mais centrado no paciente.

Expansão do teleatendimento

A pandemia acelerou o processo de realização das teleconsultas. Em 2024, é fundamental utilizar a criatividade para realizar a expansão da atividade. Desta forma, já prevemos a utilização da teleconsulta como oportunidade para promover atendimentos de profissionais não médicos, escalando a ferramenta para outros serviços.

Informatização total dos processos

Esta é a etapa crucial e que a maioria das instituições de saúde vem pecando. Desta forma, será fundamental iniciar o investimento em modelos tecnológicos mais avançados, desde que o processo de informatização e a capacitação de dados estejam adequados para a tomada dessa decisão.

Entre outras tendências que estarão em alta no próximo ano, podemos destacar a genômica e a medicina personalizada, permitindo a predição e a prevenção, com o objetivo de antecipar diagnósticos, além da automação dos processos financeiros, comerciais e logísticos e da implantação do autoatendimento, empoderando o paciente.

O rápido avanço da tecnologia na área da saúde nos faz testemunhar uma onda de inovação que tende a se perpetuar. Cada vez mais, as ferramentas tecnológicas vão impactar positivamente o atendimento ao paciente, a prestação de serviços e o crescimento da instituição. Investir em tecnologia é urgente e necessário. E, para isso, não precisamos esperar o ano de 2024. Vale começar já!

Alex Vieira, Superintendente de Inteligência Digital e Tecnologia da Informação do Hcor.

Notícias relacionadas

1 comentário

Ligia Mara Domingues vieira 11 de dezembro de 2023 - 13:34

Sr Alex
Está de parabéns pelas novas ideias perfeitas
Pensando sempre no paciente
E facilidade para todos envolvidos no sistema hospitalar

Responder

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside