terça-feira, abril 30, 2024
Home Inovação App gratuito usa algoritmo para calcular níveis de triglicerídeos no sangue

App gratuito usa algoritmo para calcular níveis de triglicerídeos no sangue

por Redação
0 comentário

Com o objetivo de auxiliar no diagnóstico precoce e na conduta frente à suspeita da síndrome da quilomicronemia familiar (SQF), doença genética rara descrita principalmente por níveis altos de triglicerídeos no sangue, a PTC Therapeutics, biofarmacêutica global, e o departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) desenvolveram a Calculadora SQF.

O aplicativo foi desenvolvido a partir do estudo europeu “FCS Score”, que propõe uma ferramenta de diagnóstico baseada em algoritmo para identificação da doença e pode ser facilmente traduzida na prática. “A partir da avaliação de alguns critérios, a calculadora gera uma pontuação que pode ajudar no diagnóstico da doença. Com isso, médicos e profissionais de saúde podem analisar seus pacientes de forma mais célere e precisa”, explica a cardiologista, Maria Cristina Izar, professora do setor de lípides, aterosclerose e biologia vascular da Universidade Federal de São Paulo.

A SQF é uma condição que atinge entre uma e duas pessoas a cada um milhão. Enquanto os níveis normais de triglicérides giram em torno de 150mg/Dl, o indivíduo com SQF pode chegar a ter valores 100 vezes maiores. Entre os sinais e sintomas mais comuns da doença estão: dores abdominais, episódios de pancreatite e depósitos de gordura no fígado, também chamado esteatose.

O app é gratuito e está disponível para dispositivos iOS e Android.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside