O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), órgão ligado ao Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), iniciou a campanha de vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes em seu posto de vacinação, localizado na zona sul da capital paulista.
Estão aptos a receber a vacina os jovens entre 10 a 14 anos, de acordo com o calendário definido pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
Para receber a dose do imunizante é necessário que os jovens estejam acompanhados de um responsável maior de 18 anos, com um documento de identidade com foto, carteirinha de vacinação e um comprovante de residência ou histórico escolar que comprove que vive ou estuda no município de São Paulo.
Porém, crianças e adolescentes que foram diagnosticadas com a doença nos últimos seis meses não poderão receber a dose da vacina. O imunizante ainda não está liberado para pessoas portadoras do vírus HIV – ou que estejam recebendo terapias imunossupressoras -, gestantes ou mulheres que estejam amamentando.
A faixa etária foi ampliada no último dia 6 de março pelo Ministério da Saúde.
Dengue é uma doença febril aguda e que causa debilidade. Os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça, prostração, dores musculares ou articulares e dor atrás dos olhos.