Em recente participação no painel “A incorporação tecnológica no SUS e a missão das PPPs”, durante o Seminário LIDE Saúde, Teresa Sacchetta, diretora de Saúde da InterSystems, destacou a importância da governança e interoperabilidade de dados como alicerces para a tomada de decisões baseadas em evidências no sistema de saúde brasileiro.
O evento reuniu empresários, especialistas e autoridades na CASA LIDE, em São Paulo, para um debate sobre oportunidades e soluções para o setor, com o tema “O novo papel e as perspectivas do SUS”. Durante sua participação, Teresa enfatizou que transparência, inovação, inteligência artificial e cuidado remoto constituem elementos essenciais para a construção de uma saúde pública eficiente. No entanto, alertou que o principal desafio do setor continua sendo a gestão eficaz de recursos finitos.
“A bandeira que defendemos é promover tomada de decisões embasadas em dados, e não em opiniões. Isso faz toda a diferença em um sistema de saúde da magnitude do Brasil”, enfatizou.
O painel destacou, ainda, que o uso estratégico de dados pode transformar o cenário da saúde brasileira em quatro dimensões:
-
Eficiência: otimizando recursos e processos assistenciais
-
Acesso: ampliando a capacidade de atendimento do sistema de saúde
-
Equidade: direcionando recursos para as populações mais vulneráveis
-
Qualidade: aprimorando continuamente os resultados em saúde
Durante o debate, uma questão crucial foi levantada: o quão distante estamos da integração efetiva dos sistemas públicos e privados de saúde? A InterSystems propõe uma abordagem mais ampla para o setor, com foco em soluções tecnológicas que viabilizem a interoperabilidade entre sistemas heterogêneos, promovendo maior integração entre os dois segmentos.