terça-feira, junho 18, 2024
Home Gestão Como se preparar para o mercado de trabalho em psicologia em 2024

Como se preparar para o mercado de trabalho em psicologia em 2024

por Redação
0 comentário

A psicologia, em sua essência, vai muito além de técnicas, abordagens ou tendências. Trata-se, acima de tudo, do profundo compromisso com o cuidado humano. E este cuidado se manifesta não apenas no atendimento clínico, mas em todas as interações e em cada ação que o psicólogo realiza, seja em pesquisa, ensino, ou em comunidades.

Segundo Danilo Suassuna, idealizador do Instituto Suassuna, que organiza e realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia, ao pensar em como pode se preparar para o mercado e realmente fazer a diferença, é essencial considerar que o psicológico considere alguns pilares. “Um deles é o aprimoramento contínuo, não apenas o profissional, mas o pessoal também. Além de adquirir novas habilidades, um psicólogo precisa refletir sobre a prática e buscar formas de melhorar”, analisa.

Ele explica que, em meio à explosão tecnológica presenciada nos últimos anos, a busca por manter o caráter humano nas interações tornou-se essencial. “Foi nesse contexto que surgiu o Instituto Suassuna, uma instituição de pós-graduação em psicologia que tem como principal objetivo “cuidar das pessoas” e se destaca no cenário educacional por sua proposta inovadora e humanizada”, afirma.

De acordo com Suassuna, o Instituto vai além da sala de aula virtual. “Realizamos congressos e seminários, promovemos workshops e extensões educacionais. Cada aluno tem um potencial único e, por isso, dispomos de um time especializado em maximização de potenciais humanos, buscando desenvolver cada indivíduo em sua plenitude”, diz ele.

Confira alguns pilares que, segundo o especialista, devem ser considerados por psicólogos que querem se preparar bem para o mercado de trabalho em 2024:

  1. Visão Holística: O primeiro ponto é reconhecer que cada indivíduo é um ser complexo, influenciado por uma vasta gama de fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais. “Esta visão ampla permite uma compreensão mais profunda e um cuidado mais integrado”, explica Suassuna.
  2. Cuidado Autêntico: Não basta apenas ouvir ou aplicar técnicas.O psicólogo deve estar realmente presente, mostrar empatia profunda e  vontade de entender e auxiliar o outro em sua jornada.
  3. Colaboração profissional: A psicologia se beneficia da união e da colaboração entre profissionais. “Ao reconhecer a importância de todas as contribuições e trabalhar juntos, os psicólogos podem criar um impacto mais significativo”, acredita Suassuna.
  4. Educação contínua: Investir em aprendizagem é importante o tempo todo, tanto sobre si mesmo quanto sobre a área em que se atua.
  5. Engajamento Comunitário: Seja através de workshops, palestras ou trabalhos voluntários, psicólogos podem compartilhar conhecimento e ajudar a cuidar da saúde mental além do consultório.
  6. Ética e Integridade: A ética não é apenas um compromisso profissional, mas também uma demonstração de respeito e cuidado pelo outro, que possibilita a construção de um vínculo de confiança.
  7. Comunicação clara e respeitosa: Saber comunicar-se de forma clara, respeitosa e eficaz é fundamental. Investir em comunicação não violenta, por exemplo, é uma forma de comunicar cada vez melhor.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias