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Paraná Clínicas investe em robô-telefonista para confirmação de consultas

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close up headset of call center and VOIP telephone for communication technology on office desk in monitoring room for network operation job concept

Para ajudar seus clientes a lembrarem dos compromissos de saúde, a Paraná Clínicas criou, em parceria com a Softmarketing, um novo canal para confirmação de consultas: a Íris – uma assistente digital que entra em contato por telefone no dia anterior para garantir a presença no agendamento.

Ao ligar para o paciente, a robô-telefonista informa os detalhes da consulta, como data, horário, local e o médico responsável. Caso o paciente informe que não vai poder comparecer ao compromisso, a Íris consegue redirecionar automaticamente a ligação para um operador do teleconsultas, que conduz o reagendamento de forma ágil e sem esperas.

“Ainda não tínhamos esse serviço ativo de confirmação e cancelamento. Nossos pacientes recebiam apenas uma mensagem de texto por SMS, mas não conseguiam informar se realmente compareceriam à consulta. Com a atuação da Íris, vamos reduzir o percentual de faltas e aproveitar de forma muito mais eficiente a disponibilidade de nossas equipes médica e multidisciplinar”, explica a gerente de Atendimento e Enfermagem da Paraná Clínicas, Renata Boniotti.

O projeto entrou em operação no início de agosto com capacidade para confirmar até 500 consultas por dia, mas deve ser ampliado em breve para cobrir 100% da demanda de confirmações da Paraná Clínicas. “A Íris também deve ganhar novas funções no futuro, com lembretes sobre outros procedimentos, além da capacidade de realizar contato por Whatsapp e repassar as instruções de preparo para realização de exames laboratoriais ou de imagem, como a necessidade de jejum ou de bexiga cheia, por exemplo”, indica Renata.

Outras tecnologias

Esse é o segundo investimento recente da Paraná Clínicas em tecnologia para agilizar processos de recepção e atendimento. Ano passado, a operadora de saúde colocou em operação o sistema de Check-in Facial para validação de consultas em suas unidades próprias. Os totens, instalados nos Centros Integrados de Medicina (CIMs) Água Verde, CIC, Araucária e São José dos Pinhais, utilizam um mecanismo de reconhecimento das características faciais do paciente para informar o médico que ele já está na sala de espera e pode ser chamado para a consulta.

“Pela câmera, o sistema de biometria facial analisa as distâncias entre os olhos e entre o nariz e o queixo, o formato do rosto, cicatrizes e manchas de cada paciente. A tecnologia foi bem aceita pelo nosso público, pois até fevereiro, quando todas as unidades estavam operando de forma presencial, cerca de 87% das consultas eram validadas diretamente nos totens de Check-in Facial”, completa Renata.

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