A Sandoz, uma divisão da Novartis, concluiu com sucesso a aquisição do negócio de antibióticos de cefalosporina da GSK. Através desta transação, a Sandoz adquiriu direitos sobre três marcas estabelecidas (Zinnat, Zinacef e Fortum) em mais de 100 mercados, reforçando ainda mais sua posição de liderança mundial em antibióticos. Em 2020, as três marcas tinham vendas somadas de aproximadamente 140 milhões de dólares nos mercados relevantes. No Brasil, as marcas comercializadas serão Zinnat e Zinacef.
“Os antibióticos são a espinha dorsal dos sistemas de saúde modernos e o pilar central da nossa oferta mundial para pacientes Sandoz”, disse o CEO da Sandoz, Richard Saynor. “O fechamento bem-sucedido e oportuno desta importante transação é mais uma prova do nosso compromisso na Sandoz de sermos um fornecedor líder mundial destes medicamentos essenciais.
“Cefalosporinas são o maior segmento de antibióticos por vendas globais e esta aquisição complementa nossa posição #1 em penicilinas genéricas, outro segmento chave. Ela também nos prepara para sinergias adicionais impulsionadas por uma maior pegada promocional em todos os mercados”.
A transação exclui direitos sobre certas marcas anteriormente vendidas pela GSK nos EUA, Austrália e Alemanha. A GSK também manterá todos os direitos de marca na China (excluindo Taiwan, Hong Kong e Macau), Índia, Paquistão e Egito e certas marcas no Japão.
Em linha com sua estratégia de fabricação integrada, a Sandoz pretende, a longo prazo, fabricar Zinnat em locais de sua própria rede, que tem a produção global de antibióticos centrada em sua principal unidade de produção em Kundl, Áustria. Em maio, a Sandoz anunciou planos de investir mais de 150 milhões de euros em sua rede única de antibióticos integrada verticalmente, com base na Europa.