quinta-feira, março 28, 2024
Home News Pesquisadores usam inteligência artificial para criar cadeira de rodas comandada por movimento ocular

Pesquisadores usam inteligência artificial para criar cadeira de rodas comandada por movimento ocular

por Redação
0 comentário

A Microsoft Brasil criou uma tecnologia para melhorar a locomoção de quem usa cadeira de rodas. A equipe de Engenharia e Inovação da companhia está usando inteligência artificial para deixar a cadeira de rodas autônoma.

A iniciativa é inspirada em um projeto original concebido pelo Microsoft AI and Research, em 2014, durante uma maratona de programação interna para ajudar Steve Gleason, ex-jogador da NFL, a superar restrições de mobilidade impostas pela esclerose lateral amiotrófica.

Os pesquisadores mapearam o padrão de movimento ocular para que ele funcionasse como um ponteiro de mouse, capaz de controlar a cadeira livremente e em qualquer direção. Esse projeto originou o recurso Eye Control, presente no Windows 10, que rastreia os movimentos oculares para substituir o uso do mouse e do teclado.

A equipe brasileira, por sua vez, se inspirou no sistema para explorar suas possibilidades de avanços e inovação, e adicionou um novo recurso ao projeto. A função Macro de Movimento permite que o próprio cadeirante registre uma sequência de comandos oculares e salve esse material para que ele possa ser reproduzido posteriormente.

Isso significa que trajetos rotineiros, como ir da sala para o quarto, sejam automatizados e possam ser realizados com um único atalho.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside