quarta-feira, maio 22, 2024
Home Gestão Gestão em saúde é fundamental na formação médica, alerta médico

Gestão em saúde é fundamental na formação médica, alerta médico

por Redação
0 comentário

Os desafios de um médico recém-formado são inúmeros e não cessam ao deixar a faculdade. A chegada ao mercado de trabalho, tanto pelo sistema público de saúde quanto pelo privado, impõe uma nova realidade para esses profissionais. Independente da escolha, na prática, conceitos sobre gestão e administração fazem parte do dia a dia de um consultório médico. Não à toa, de acordo com um levantamento demográfico realizado em 2020, 20,9% dos médicos executam atividades de administração e gestão.

Em contraponto, um levantamento realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro apontou que menos da metade dos principais cursos de medicina do país possuem em seus currículos a temática gestão em saúde. A pesquisa analisou ainda as disciplinas relacionadas à gestão ofertadas em 18 dentre os 20 principais cursos de medicina do país, segundo o “Ranking Universitário” da Folha de São Paulo. Dos 18 objetos de análise, apenas oito ofertavam matérias nessa área.

Para o empreendedor e médico Wilderi Sidney Guimarães, o conhecimento sobre gestão em saúde é fundamental na formação médica. “Os médicos desempenham funções gerenciais muitas vezes sem conhecimento suficientes a respeito do tema e isso traz consequências para o setor público, por exemplo. No Brasil, temos muitos médicos fazendo a gestão de postos de saúde. A falta de conhecimento adequado encarece nosso sistema”, alerta.

Guimarães ressalta ainda que essa realidade também tem reflexos no setor privado de saúde. “Saber gerir seu consultório, controlar as finanças, manter a satisfação dos pacientes e ser empreendedor são alguns desafios do cotidiano do médico gestor. Além de suas responsabilidades como profissional de saúde, ele precisa ter o controle de todas as áreas da empresa para fazer com que seu negócio seja bem-sucedido”, afirma. 

Para o médico, que também é idealizador da Cuidado Integral a Saúde, empresa de educação que oferece cursos livres, e-books, mentorias e consultoria para profissionais da saúde sobre atendimentos mais humanizados para os pacientes, os profissionais que não receberam noções sobre gestão de saúde precisam buscar esse conhecimento. “Eu passei por inúmeras dificuldades ao tentar administrar meu consultório sem conhecimento até notar que precisava entender melhor sobre o assunto. Foi aí que comecei a estudar gestão, marketing e administração”, explica. 

Por onde começar?

“O médico precisa iniciar tendo em mente que ser um bom técnico não é o suficiente para saber administrar um negócio ou gerir um setor. Além disso, os livros são um ótimo caminho para dar início a esse processo”, acrescenta Sidney. Pensando nisso, Dr. Wilderi recomenda três títulos para quem busca conhecimento de gestão na área de saúde:

1 – Os segredos da Mente Milionária = T. Harv Eker

2 – Essencialismo – Greg McKeown

3 – O Mito do Empreendedor – Michael e Gerber

O médico afirma que esses livros podem ajudar dar os primeiros passos. “O primeiro vai desbloquear a mente sobre como ajudar mais pessoas, o segundo ajuda a fazer a gestão do tempo e o terceiro traz ferramentas técnicas”, finaliza.

Guimarães é o fundador da empresa Cuidado Integral a Saúde, especializada em educação médica. A empresa oferece vários cursos livres, e-books, mentorias e consultorias. Todas derivadas do método autoral denominado “O Círculo Virtuoso da Medicina”, que, segundo o médico, já impactou positivamente a vida de mais de mil clientes médicos. De acordo com ele, os conteúdos gratuitos publicados nas redes sociais da empresa alcançaram mais de 1 milhão de expectadores únicos todos os meses de 2022.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside