quinta-feira, maio 30, 2024
Home Inovação Ministério da Saúde e Novartis renovam parceria em programa de prevenção e cuidados contra a hanseníase

Ministério da Saúde e Novartis renovam parceria em programa de prevenção e cuidados contra a hanseníase

por Redação
0 comentário

Seguindo seu compromisso de promover mais acesso à saúde para todas as pessoas, a farmacêutica suíça Novartis, líder global em medicamentos e plataformas de inovação, acaba de renovar acordo de cooperação com o Ministério da Saúde para continuar realizando o programa Roda-Hans, carreta itinerante que atua como um centro de saúde móvel voltado para prevenção, diagnóstico e atendimentos gratuitos para tratamento de hanseníase.

A Hanseníase é uma doença que provoca lesões de pele e danos aos nervos, podendo causar deficiência física caso os pacientes não sejam diagnosticados precocemente e recebam o tratamento adequado. Apesar de ser uma condição que tem cura e é conhecida pela humanidade há milhares de anos, ainda hoje a doença não foi eliminada, atingindo cerca de 200 mil pessoas no mundo, anualmente. O Brasil é o segundo país em número de casos: de acordo com o Ministério da Saúde, apenas entre janeiro e novembro de 2023, mais de 19 mil pessoas foram diagnosticadas com a enfermidade. No entanto, esse número pode ser ainda maior, pois, após a pandemia de Covid-19 o número de diagnósticos diminuiu cerca de 40%.

A parceria com o governo brasileiro existe desde 2009. No ano passado, o programa Roda-Hans passou a contar também com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que realiza capacitações sobre a doença, voltadas aos profissionais de saúde dos municípios por onde a carreta passa.

“Temos muito orgulho de ajudar no combate da hanseníase no Brasil com uma iniciativa que tem a capacidade de chegar em lugares de difícil acesso no país, onde muitas vezes faltam médicos, informações sobre a doença e atendimento adequado. Estamos completando 90 anos de legado no Brasil e é uma alegria anunciar que essa iniciativa seguirá alcançando mais estados e colaborando com a saúde dos brasileiros”, afirma Michelle Ehlke, Diretora de Global Health e Responsabilidade Corporativa na Novartis Brasil.

Para 2024, estão previstas ações nos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No Espírito Santo, a iniciativa acontece entre os dias 22 de abril e 17 de maio, passando pelos municípios de Vitória, Linhares e São Mateus.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias