Utilizando um inovador sistema de robótica para implante de prótese de joelho, o ROSA Knee System, desenvolvido pela Zimmer Biomet, já é possível trazer mais precisão às cirurgias de substituição total do joelho por próteses ortopédicas. A tecnologia acaba de chegar ao Hospital São Lucas, que pertence ao Grupo Santa Casa BH, em Belo Horizonte (MG).
Com tecnologia e uso recentemente aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o ROSA Knee é composto por uma plataforma robótica, com ferramentas de planejamento pré-operatório 3D e dados intraoperatórios em tempo real sobre tecidos moles e anatomia óssea, projetada para facilitar a precisão do corte ósseo e a análise de amplitude de movimento.
A solução foi desenvolvida para auxiliar os cirurgiões a otimizarem a precisão e a eficiência do planejamento e execução de uma cirurgia de substituição total do joelho. Estudos recentes nos Estados Unidos mostram que um em cada quatro pacientes não está completamente satisfeito com seu novo joelho. O ROSA® Knee contribui com o cirurgião para o posicionamento adequado do implante, de acordo com a anatomia específica do paciente.
“Estamos entusiasmados com a operação do ROSA Knee no Brasil, pois ele reúne a tecnologia robótica da Zimmer Biomet com nossos implantes de joelho, líderes do setor, para ajudar os cirurgiões a personalizar procedimentos cirúrgicos para seus pacientes. A Zimmer Biomet tem o compromisso de liderar a indústria ao trazer soluções diferenciadas e holísticas para o mercado, que atendam às necessidades de nossos clientes e pacientes”, declara Eduardo Uribe, vice-presidente e gerente geral da América Latina.
“O ROSA Knee colabora para o cirurgião alcançar a máxima precisão em seu procedimento, o que, em parceria com instituições médicas reconhecidas por sua competência e qualificação, permitirá que as cirurgias sejam um sucesso maior ainda. E já estamos vendo estes resultados”, conclui Thais Carneiro Martins, gerente de produtos da Zimmer Biomet Brasil.