quarta-feira, maio 22, 2024
Home News Médico nigeriano é nomeado CEO da Gavi, aliança global de vacinas

Médico nigeriano é nomeado CEO da Gavi, aliança global de vacinas

por Redação
0 comentário

A Gavi, aliança global de vacinas fruto de uma parceria público-privada que ajuda a vacinar metade das crianças do mundo contra algumas das doenças mais mortais existentes, anunciou na última segunda-feira, 13, a nomeação do médico Muhammad Ali Pate como seu novo CEO. Pate assumirá oficialmente o cargo no dia 3 de agosto. Líder de saúde global comprovado, com experiência nos níveis nacional e internacional, Pate irá liderar a Gavi enquanto ela continua seu trabalho para apoiar a imunização de rotina, resposta a surtos e vacinação contra a Covid-19 em todo o mundo.

Nigeriano, Pate foi selecionado após um processo de recrutamento de um ano, acompanhado pessoalmente pelo presidente do conselho da Gavi, professor José Manuel Durão Barroso. Formado em medicina interna e doenças infecciosas, com MBA pela Duke University, nos Estados Unidos, Pate atuou como ministro da saúde da Nigéria entre 2011 e 2013. Nessa função, liderou uma iniciativa para reviver a rotina de vacinação e atenção à saúde primária, liderou uma força-tarefa presidencial para erradicar a poliomielite e introduziu novas vacinas no país.

Enquanto atuava como diretor global de saúde, nutrição e população do Banco Mundial e diretor do mecanismo de financiamento global do Banco Mundial entre 2019 e 2021, liderou a resposta global de saúde à Covid-19 de US$ 18 bilhões do banco e o representou em vários conselhos, incluindo os da Gavi, Fundo Global, Cepi e UNAIDS. Além disso, atuou em vários conselhos com foco em saúde e painéis de especialistas nos setores público, privado e sem fins lucrativos durante sua carreira.

“O doutor Muhammad Ali Pate destacou-se entre os candidatos de classe mundial. Com seu conhecimento e experiência tanto em programações nacionais de imunização quanto em respostas internacionais a emergências e finanças globais, estou confiante de que a Gavi continuará a desenvolver sua visão e missão”, afirmou o professor Durão Barroso a respeito da nomeação.

Pate, cuja nomeação foi confirmada no último dia 13 em uma reunião extraordinária do conselho da Gavi, disse estar profundamente honrado por ingressar na Gavi como novo CEO. “A Gavi é uma das organizações de maior impacto na saúde global, uma prova do excelente trabalho dos parceiros da aliança e da equipe do secretariado. Será um privilégio liderá-la, com base no trabalho do doutor Seth Berkley, e continuar a apoiar os países para ampliar os programas críticos de imunização de rotina, alcançar mais crianças com dose zero, expandir o acesso a novas vacinas, transformar os sistemas de atenção à saúde primária, e ajudar a combater surtos e futuras pandemias.”

Berkley, liderou a Gavi por mais da metade de sua existência, tornando-a peça central no cenário global da saúde, incluindo o estabelecimento recente da Covax para atender países durante a pandemia de Covid-19, tendo até agora enviado quase 1,9 bilhão de doses de vacina para 146 países.

“Liderar a Gavi e ajudar a aliança a se superar continuamente em termos de salvar vidas, proteger crianças e apoiar países durante emergências globais de saúde foi a maior honra da minha carreira. Sinto-me orgulhoso e humilde por ter feito parte do que a aliança alcançou e estou confiante em seu futuro sob a liderança de Muhammad. Tendo trabalhado com ele durante seu tempo como ministro e no Banco Mundial, sei que ele entende intimamente o cenário que trabalhará e será inflexível em sua busca pela equidade na saúde pública”, afirmou Berkley sobre a nomeação de Pate. Ele continuará atuando como CEO até 2 de agosto, enquanto trabalha com Pate para garantir uma transição suave.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside