quinta-feira, maio 23, 2024
Home News Einstein inaugura dois laboratórios para testar 5G na área da saúde

Einstein inaugura dois laboratórios para testar 5G na área da saúde

por Redação
0 comentário

O Hospital Albert Einstein deu início às operações de dois laboratórios 5G para testes de casos de uso da tecnologia na área de saúde. Localizados em São Paulo, no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein — Campus Cecília e Abram Szajman — e na Eretz. bio, ecossistema de inovação do Einstein, os espaços reúnem ferramentas de última geração para análises de soluções sob a ótica de custo e eficiência, segurança e benefícios para diferentes aplicações no setor.

Nesse primeiro momento, os laboratórios focarão os estudos em cinco casos de uso — alguns para soluções já utilizadas no Einstein e outras de mercado. “Estamos criando os laboratórios para entender e comprovar o benefício e a segurança da utilização do 5G na área da saúde, por exemplo, se teremos a estabilidade adequada para operar um paciente remotamente, que problemas poderiam ocorrer e comprometer o procedimento, ou medidas de segurança que devem ser adotadas”, afirma o médico Sidney Klajner, presidente do Einstein.

Nos equipamentos para cirurgia digital, telementoria e educação cirúrgica, a análise vai avaliar a utilização do 5G em questões de velocidade e latência, conexão de devices, confiabilidade, entre outros. Já para uso em ambulância, os testes serão de inovações das empresas Ucan (representante da LiveU no Brasil), e Zoll (Indumed), para verificar a capacidade do 5G no apoio remoto de especialistas em emergências médicas e monitoramento dos veículos. O impacto da tecnologia de quinta geração em uma inteligência artificial para predição de AVC (acidente vascular cerebral) utilizando imagens de Ressonância Magnética também será avaliado em outro caso de uso.

Já no serviço Einstein Até Você, que oferece exames, vacinas e assistência médica a pacientes em qualquer lugar que estejam, o objetivo será testar, entre outros quesitos, se a tecnologia trará melhora da qualidade do vídeo durante uma teleconsulta, se é possível a análise de exames diagnósticos em tempo real e potencializar o uso de diversas ferramentas diagnósticas, como IoT (internet das coisas). Os equipamentos, nesse caso, são da Tuinda Care.

Outra avaliação é com relação ao uso do aparelho de tomografia instalado na Unidade Móvel de Saúde da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus em parceria com o Einstein (oferece serviços de saúde de forma itinerante para caminhoneiros em pontos de grande concentração de motoristas). O objetivo aqui será para checar se é possível otimizar o envio assíncrono de exames, laudos, entre outros, bem como melhorar o streaming de vídeo durante uma teleconsulta.

Todos os casos passarão por análise por cerca de seis meses, com emissões, no momento, de provas de conceitos feitas de forma gratuita. As soluções já disponíveis ou em desenvolvimento serão beneficiadas pela alta capacidade de transmissão de dados, estabilidade e possibilidade de conexão de múltiplos dispositivos da tecnologia 5G.

“A ideia é testar exaustivamente as aplicações, uma vez que estamos lidando com vidas e o funcionamento precisa ser 100% perfeito. Algumas hipóteses, se concretizadas, poderão refletir melhorias imediatas em alguns casos de uso, outras, ainda passarão por estudos mais elaborados por envolverem pacientes. Acreditamos que os resultados nos permitirão chegar a uma medicina ainda mais eficiente”, diz Klajner.

Os novos laboratórios 5G fazem parte de uma longa jornada do Einstein em direção ao seu propósito de levar excelência na saúde, na capacitação humana, na geração de conhecimento e na responsabilidade social. “Trabalhamos dentro de uma visão de questionar sempre o que poderíamos fazer mais e melhor. Nesse sentido, há mais de uma década, direcionamos nossos esforços em um amplo processo de desenvolvimento, validação e incorporação de novas tecnologias, assim como de transformação digital, que hoje se reflete em uma estrutura que permite à instituição ser protagonista em telemedicina, big data e inteligência artificial a serviço dos médicos e pacientes. Os laboratórios nos permitirão dar novos passos na busca por essa evolução contínua”, completa Rodrigo Demarch, diretor executivo de inovação do Einstein.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside