Home News Google expande parcerias de IA e lança kit de ferramentas para saúde

Google expande parcerias de IA e lança kit de ferramentas para saúde

por Redação
0 comentário

O Google anunciou uma série de novas parcerias para uso da inteligência artificial (IA) na área da saúde, bem como o lançamento de um kit de ferramentas de código aberto, denominado Open Health Stack, para o desenvolvimento de aplicativos digitais de saúde e novas funcionalidades de pesquisa.

Na área de IA, a gigante da tecnologia vem trabalhando com a Mayo Clinic nos últimos três anos para pesquisar ferramentas para planejamento de radioterapia durante o tratamento do câncer. As empresas se concentraram no desenvolvimento de um modelo que pudesse delinear ou contornar automaticamente os órgãos em tomografias computadorizadas, limitando sua exposição à radiação.

“Historicamente, esse tem sido um processo demorado, exigindo mais de sete horas de trabalho manual de especialistas para planejar o tratamento de um único paciente”, disse Greg Corrado, líder de IA de saúde do Google, durante coletiva de imprensa na terça-feira, 14. “[…] Após uma fase bem-sucedida de pesquisa, estamos muito entusiasmados em compartilhar que estamos permitindo que a Mayo Clinic traga essa tecnologia desenvolvida em conjunto para os médicos em casos de uso do mundo real no futuro.”

O Google disse que os parceiros agora se concentrarão em mais pesquisas, desenvolvimento de modelos e comercialização. Como parte do projeto de uso de IA para auxiliar na aquisição e interpretação de imagens de ultrassom, o Google também fez parceria com a Jacaranda Health, organização sem fins lucrativos de saúde materna e neonatal do Quênia, para investigar como as ferramentas de IA poderiam melhorar o atendimento a mulheres grávidas.

A empresa também está trabalhando com o Chang Gung Memorial Hospital em Taiwan para estudar o uso de ultrassom incorporado com IA para encontrar sinais precoces de câncer de mama e em parceria com a Right to Care, com sede na África do Sul, para fornecer exames de tuberculose apoiados por IA na África Subsaariana.

Kit de ferramentas para aplicativos digitais de saúde

Além das parcerias na área de IA, o Google lançou o Open Health Stack, um conjunto de ferramentas de código aberto destinado a ajudar os desenvolvedores a criar produtos digitais de saúde em áreas com poucos recursos.

Fred Hersch, gerente sênior de produtos da Open Health Stack, disse que a suíte ajuda os desenvolvedores a criar aplicativos que usam os padrões de compartilhamento de dados de saúde HL7 FHIR, para que as informações possam ser facilmente acessadas pelos profissionais de saúde.

“Com os componentes do Open Health Stack, os desenvolvedores podem economizar tempo e criar aplicativos de assistência médica melhores com foco em padrões, segurança e análises avançadas. Esses componentes foram projetados com o contexto específico de configurações de poucos recursos em mente”, disse ele.

“Assim, por exemplo, Android FHIR SDK facilita a criação de aplicativos baseados em FHIR que podem operar totalmente offline. E isso é muito importante em áreas que carecem de conectividade confiável, que geralmente é onde as necessidades de saúde são maiores”, completou.

A gigante da tecnologia também está expandindo as informações de saúde que encontra nas pesquisas. Hema Budaraju, diretor sênior de saúde e responsabilidade social da pesquisa do Google, falou sobre a inscrição nos programas do governo americano Medicare e Medicaid e disse que agora a empresa facilitará a localização de informações sobre reinscrição no Medicaid, bem como informações sobre centros de saúde comunitários que oferecem serviços gratuitos ou de baixo custo.

“Milhões de pessoas se inscreveram no Medicaid durante a pandemia. E, naquela época, a exigência de reinscrição a cada ano foi suspensa. Essa pausa expira em 31 de março”, disse Budaraju. “[…] Portanto, para ajudar a apoiar as pessoas durante essa transição, em breve tornaremos as informações de reinscrição no Medicaid mais fáceis de encontrar na pesquisa, para que as pessoas possam tomar as medidas corretas onde moram. Teremos informações específicas do estado para ajudar as pessoas em todos os EUA.”

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside