InovaçãoNewsletter

Persono, do Grupo Coteminas, cria travesseiro que monitora o sono

0

O Persono está lançando um travesseiro que monitora o sono, com base nos movimentos de quem está deitado. Isso é possível por meio do Persono Sense, uma tecnologia própria embarcada no interior do travesseiro que utiliza serviços de nuvem de IA (Inteligência Artificial) e IoT (Internet das Coisas) da Amazon Web Services. As informações de monitoramento são enviadas tanto para um aplicativo instalado no celular do usuário, disponível para Android e iOS, quanto para a nuvem da AWS, onde os dados são armazenados e analisados de forma segura. Dono de marcas do segmento têxtil para o lar, como casa moysésmmartanARTEX e Santista, o Grupo Coteminas anuncia o lançamento como o início da jornada para melhorar a vida dos brasileiros por meio do sono. O produto está disponível no e-commerce das marcas do grupo. 

Pesquisa feita pelo Persono e realizada com 2 mil brasileiros, mostrou que 62% dos brasileiros sofrem de distúrbios do sono, percentual muito acima da média mundial, que é de 45%. “Com a pandemia do covid-19, vivemos uma crise do sono, o que mostrou quão importante é dormir bem para manter a saúde física, mental e emocional. Pensando nisso, unimos a expertise do Grupo Coteminas em produtos para o conforto do lar com avançada tecnologia digital e estamos investindo na criação de produtos e serviços que melhorem a qualidade de vida das pessoas por meio do sono”, informa Josué Alencar, diretor da Coteminas e criador do Persono. 

O travesseiro possui em seu interior um sensor com tecnologia não invasiva, imperceptível, o Persono Sense, que faz a transmissão de dados via bluetooth, e, ao se conectar com o aplicativo gratuito, verifica o tempo que o usuário demora para dormir, quantas vezes acorda durante a noite, além de movimentações durante o período de sono. Todos esses dados monitorados permitirão autoconhecimento, além da criação de hábitos mais saudáveis para noites bem dormidas. O Persono Sense vem com uma bateria com duração de dois anos, justamente o tempo indicado para a troca dos travesseiros. 

Para comprovar sua eficácia, o sensor foi testado por atletas. “Esse é só um exemplo do que fizemos para validar nossa tecnologia. Assim como qualquer ser humano, o atleta precisa de um bom sono para performar melhor durante as atividades, e ele e o seu médico só conseguem entender como está sendo o período de descanso se houver um laudo, um acompanhamento. É justamente o que a tecnologia do Persono permite, a entrega de gráficos e análises em um aplicativo”, completa Alencar. 

Além de toda a tecnologia aplicada, o travesseiro mantém o padrão de qualidade dos produtos do Grupo Coteminas. Com 5 camadas individuais que permitem personalizar a altura ideal do travesseiro. “Essa será nossa primeira aposta no mercado de tecnologia que nos permitirá aprimorar cada vez mais as funcionalidades dos nossos produtos e entregar cada vez mais serviços a partir das necessidades dos nossos consumidores. Tudo isso reduzindo a fricção de uso como sleep tracker, já que para monitorar seu sono basta dormir com o travesseiro”, ressalta Alencar. A data de lançamento foi escolhida em homenagem aos 90 anos do fundador do Grupo Coteminas, José Alencar. 

O projeto foi desenvolvido pela equipe de Persono juntamente com o time de Envision Engineering da AWS no Brasil, que auxiliou na criação do conceito e do primeiro protótipo do travesseiro. A área tem como objetivo habilitar clientes a desenvolverem soluções inovadoras em seus mercados por meio da nuvem e dos serviços da AWS. 

Aplicativo para acompanhamento de diabetes inclui e-commerce em nova atualização

Artigo anterior

Medicamentos genéricos representam 28,3% das vendas totais no varejo farmacêutico, segundo Farmácias APP

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar