quinta-feira, novembro 21, 2024
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Software de inteligência de dados auxilia hospitais a evitarem glosas

por Redação
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Uma das maiores dores de cabeça que os hospitais podem ter, é quando ocorre o que chamam de glosa por parte dos planos de saúde. O problema ocorre quando as operadoras negam o pagamento de uma despesa realizada durante o tratamento do paciente, por alguma não conformidade encontrada. Segundo dados da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), em 2020, cerca de 4,10% da receita líquida dos hospitais foram perdidas em decorrência disso.

E esse problema pode acontecer por diversos motivos, como falta de informação no preenchimento de documentos ou até mesmo a cobertura não prevista no contrato. Ainda que uma análise com negativa seja por vezes algo de curto tempo, todo minuto gasto com justificativas que levem a liberação de recursos glosados são preciosos para as instituições de saúde. Tal fato é visto com ainda mais ênfase, quando lembramos que todo recurso aportado à cura do paciente já saiu do caixa do hospital, e por isso o retorno financeiro por parte dos convênios precisa ser feito o mais rápido possível. A resolução desse contratempo pode ser facilitada com a ajuda de softwares de inteligência de dados.

“Esses softwares utilizam tecnologia avançada para automatizar o monitoramento de processos via indicadores, e garantem que todas as informações necessárias para o pagamento de uma despesa sejam fornecidas corretamente, reduzindo o tempo deste retorno financeiro. Isso significa que todas as instituições de saúde podem ter uma gestão mais eficiente e evitando glosas desnecessárias”, comenta Pedro Burguesan, diretor de inovação da Weknow Healthtech.

O auxílio que essas soluções oferecem para a análise e monitoramento de cadastros, e itens relacionados às contas dos pacientes, reduz as chances de erros e aumenta a precisão das informações. Isso é especialmente útil em casos mais complexos, em que são necessários documentos específicos e informações detalhadas, onde qualquer falha pode resultar nesse atraso, ou até mesmo, o não pagamento definitivo do procedimento pelo plano de saúde.

Outra vantagem da ferramenta, segundo Burguesan, é a análise de dados em tempo real. Com isso, os hospitais e clínicas podem identificar padrões e tendências nas glosas, ajudando a entender as causas dos problemas e a tomar medidas para evitá-los no futuro. Isso também possibilita uma gestão mais assertiva dos recursos, uma vez que estas receitas e despesas relacionadas podem ser analisadas de forma mais precisa.

“Para um hospital, ter um atraso ou o não pagamento de uma receita, pode ser um grave dano à sua gestão. É muito importante se antecipar a esses problemas de glosas, e se pode ter um auxílio de uma tecnologia para evitar que isso ocorra, é um investimento necessário em seu ecossistema, além de ROI comprovado e em curto tempo”, ressalta Burguesan.

Para o executivo, a tecnologia pode ser a solução que os hospitais e clínicas precisam para melhorar sua gestão financeira e, ao mesmo tempo, oferecer um atendimento mais eficiente e de qualidade aos pacientes, sendo possível automatizar processos, garantir a precisão das informações, analisar dados em tempo real e, assim, reduzir as chances de glosas desnecessárias.

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