sexta-feira, abril 12, 2024
Home News Parceria busca reduzir idas desnecessárias de pacientes às Santas Casas

Parceria busca reduzir idas desnecessárias de pacientes às Santas Casas

por Redação
0 comentário

A jornada do paciente no sistema de saúde, seja ele público ou privado, apresenta problemas que vão além da sua própria condição: muitas idas e vindas aos hospitais, filas de espera e demora para realizar diagnósticos e tratamentos são alguns dos principais desafios. Diante desse cenário, a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) e a Siemens Healthineers firmaram  uma parceria com o objetivo de promover a jornada inteligente e uma melhor experiência ao paciente.

O acordo visa incentivar a promoção de esforços mútuos entre a empresa e os hospitais associados à CMB a fim de idealizar jornadas mais inteligentes para pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), oncológicos ou que tenham doenças cardiovasculares. Nesse processo estão incluídos o mapeamento e identificação de pontos de melhoria nestas linhas de cuidado desde a entrada do paciente na instituição, até o monitoramento e acompanhamento do tratamento, com foco no diagnóstico precoce e tratamento adequado. Durante a concepção, serão discutidas plataformas digitais que permitem a interoperabilidade de dados clínicos e o uso de algoritmos de inteligência artificial, visando mais eficiência, escalabilidade, melhores desfechos clínicos e transparência dos indicadores de saúde.

Por meio de uma visão centrada no paciente aliada à digitalização da sua jornada, essa análise propõe formas mais eficientes de linhas de cuidado, como resolução de possíveis gargalos na cadeia, melhorias no fluxo clínico, redução do tempo de atendimento ao paciente, ferramentas de apoio às decisões clínicas, aumento da produtividade e maior agilidade e eficiência em toda a jornada do paciente.

A implementação das mudanças também possibilitará a integração de dados para que a equipe clínica tenha uma visão mais holística do paciente. “Vislumbramos que muitos destes avanços serão realizados por meio da nossa estratégia de acesso à saúde, soluções e ferramentas que utilizam a Inteligência Artificial, e automação de processos. Hoje, temos uma grande oportunidade para automatizar processos repetitivos, reduzir erros ou redundâncias, monitorar toda a infraestrutura hospitalar e até mesmo atuar de maneira preditiva”, explica Adriana Costa, diretora geral da Siemens Healthineers no Brasil.

Com a criação de novos protocolos para garantir cuidados com mais eficiência, espera-se que o programa seja ampliado para outros municípios. Para Mirocles Véras, presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, a colaboração entre os hospitais filantrópicos e a iniciativa privada é essencial para promover mais acesso à saúde. “As Santas Casas e hospitais filantrópicos atendem 62% da demanda de alta complexidade do Sistema Único de Saúde [SUS] e essa parceria com a Siemens Healthineers fortalece o trabalho dessas instituições, resultando em um atendimento mais qualificado e reforçando nossa missão de cuidar, de maneira primorosa e com dignidade, de todos os cidadãos”, afirma.

No memorando assinado, ambas as instituições reforçam o comprometimento com a elaboração de uma agenda de ações propositivas ao longo dos próximos cinco anos. A primeira delas, considerada o projeto piloto na área de AVC, já está em andamento: junto às equipes da secretaria de Saúde de Votuporanga, Santa Casa de Votuporanga e Hospital de Base de São José do Rio Preto, na região do noroeste paulista, a Siemens Healthineers deu início ao mapeamento da jornada inteligente do paciente que sofre um acidente vascular cerebral.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside