O Laboratório do Hospital de Cubatão recebeu o selo de proficiência, referente ao ano de 2020. O Ensaio de Proficiência (EP), também conhecido como Controle Externo da Qualidade (CEQ), é uma ferramenta de controle de qualidade eficaz para determinação do desempenho analítico do laboratório e requisito necessário para os processos de acreditações laboratoriais (ISO 15189, ISO 17025, PALC-SBPC/ML, DICQ-SBAC etc.) e órgãos regulamentadores.
O Hospital de Cubatão, administrado pela Fundação São Francisco Xavier, recebe, durante o ano, amostras desconhecidas para que sejam feitos testes internos. Os resultados são devolvidos à empresa, que confere a assertividade de cada um deles. “Esse controle externo é algo a mais que agregamos aos nossos serviços para garantir a qualidade do que estamos liberando internamente”, explica Vanessa Matos do Nascimento Cova, supervisora do Laboratório do Hospital de Cubatão.
Para a Superintendente do Hospital de Cubatão, Ana Rosa dos Santos, o programa é uma ferramenta de controle de qualidade eficaz na determinação do desempenho da fase analítica do laboratório. “Quando trabalhamos essas ações em conjunto com o controle interno, temos uma gestão comprometida com a qualidade, auxiliando na promoção do conhecimento dos processos de análise e, com isso, garantimos a confiabilidade dos resultados”, destaca a superintendente.
Cuidado humanizado e promoção da saúde
Incorporado às unidades de negócio da Fundação São Francisco Xavier em 2017, o Hospital de Cubatão (HC) tem passado por implementações significativas em sua metodologia de atuação, processos e serviços, reflexo da cultura de excelência oriundas da gestão FSFX. O HC é um hospital geral de leitos de retaguarda, credenciado para atendimentos de baixa e média complexidades, com 32 especialidades médicas e prestação de serviços de traumatologia, ambulatório, internação, UTI, maternidade, centro cirúrgico e serviços de diagnóstico. A unidade apresenta evolução em seus indicadores hospitalares, com resultados operacionais mais expressivos, que refletem no aumento da promoção da saúde e do cuidado humanizado com os clientes.