A Inova Medical, empresa especializada em pesquisa clínica, anuncia a inauguração de seu Centro de Pesquisa Clínica (CPC) em Toledo, no Paraná. O centro, com 160 metros quadrados, foi projetado para oferecer um ambiente moderno e confortável para participantes de pesquisas e pesquisadores.
A escolha de Toledo para a instalação do novo CPC da Inova Medical não foi por acaso. Na época dos testes de efetividade da vacina da COVID-19, fabricada pela Pfizer, os pesquisadores e sócios da empresa, Regis Goulart Rosa e Maicon Falavigna, estiveram na cidade em razão dos estudos conduzidos em parceria com a farmacêutica, e identificaram um cenário propício para o desenvolvimento da pesquisa clínica na região, graças à proximidade com o parque tecnológico da cidade e a estrutura de saúde.
Localizada no oeste do Paraná, Toledo possui cerca de 150 mil habitantes. A cidade é referência para os 18 municípios que compõem a 20ª Regional de Saúde do Paraná, abrangendo mais de 400 mil pessoas. Toledo sedia os campus de diversas universidades, como PUCPR, UNIPAR, UNOPAR, além da UFPR com curso de medicina. A cidade se destaca pelo desenvolvimento das indústrias química e agropecuária e por prezar pela qualidade de vida, com excelente infraestrutura.
“Ao levar a pesquisa clínica para o interior do Paraná, a Inova Medical está contribuindo para o desenvolvimento da região e democratizando o acesso da população a estudos de alta qualidade. Queremos nos posicionar como uma referência para a pesquisa clínica fora dos grandes centros, no estado e no país”, afirmam os sócios.
A infraestrutura do Centro de Pesquisa Clínica da Inova Medical conta com:
- Recepção ampla e confortável
- Consultórios para avaliações médicas e coleta de dados
- Sala de imunização para aplicação de vacinas e dispensação de medicamentos
- Sala de coleta de sangue
- Laboratório com centrífuga e freezer para armazenamento de amostras biológicas
- Sala de armazenamento de medicamentos com temperatura e acesso controlados
- Sala de reuniões para encontros com a equipe de pesquisa, representantes da indústria farmacêutica e para receber os monitores que acompanham o desenvolvimento das pesquisas
- Salas de espera confortáveis para os participantes dos estudos
- Equipamentos e equipe treinada para eventuais intercorrências clínicas
- Hospital Bom Jesus de Toledo como instituição de retaguarda para atendimento emergencial de participantes de pesquisa
O Centro inicia as atividades vinculado ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade Biopark. Além da garantia da segurança e do bem-estar dos participantes dos estudos, que deve ser chancelada por um CEP antes de sua condução, o vínculo com o CEP da Faculdade Biopark contribui para a avaliação mais customizada às características da população da cidade.