Home News Oswaldo Cruz adere ao movimento ‘Mente em Foco’, iniciativa do Pacto Global da ONU

Oswaldo Cruz adere ao movimento ‘Mente em Foco’, iniciativa do Pacto Global da ONU

por Redação
0 comentário

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, centro hospitalar de grande porte e alta complexidade no Brasil, acaba de aderir ao movimento “Mente em Foco”, iniciativa do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa, que reconhece instituições brasileiras que atuam no combate ao estigma social em relação à saúde mental, tem como objetivo ampliar a discussão sobre o tema, estimulando as empresas a estabelecer ações concretas para um ambiente corporativo saudável.

De acordo com o diretor-presidente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, médico José Marcelo A. de Oliveira, fazer parte do Pacto Global da ONU e aderir ao movimento Mente e Foco é resultado dos esforços da Instituição na promoção da agenda ESG e no cuidado de quem é responsável por exercer, diariamente, o jeito de cuidar que tornou o Oswaldo Cruz uma referência em saúde na América Latina.

“É com muita responsabilidade e um orgulho passarmos a fazer parte dessa iniciativa da ONU. Há mais de uma década, dispomos de diversas ações voltadas à promoção da saúde física e mental do nosso time de mais de 3,6 mil colaboradores porque queremos entregar a melhor experiência e resultado em saúde não apenas para os nossos pacientes, mas para os profissionais também”, afirma.

Uma década de resultados promissores

Ao se tornarem signatárias do movimento Mente em Foco, as empresas se comprometem a promover ações de incentivo à saúde mental, como campanhas para incentivar práticas culturais, esportivas, de nutrição, bem-estar, educação etc. Há mais de uma década, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove o cuidado da sua população por meio do programa Saúde Integral, que oferece serviços, como:

  • Programa de apoio pessoal: serviço especializado em psicologia, assistência social e orientação financeira para colaboradores e seus familiares de 1º grau;
  • Cuidados com a saúde mental: atendimento psicológico e psiquiátrico individual por meio de tele psicologia, acompanhamento e apoio aos gestores de equipes que estão passando por algum episódio crítico, além de suporte para internação psiquiátrica quando necessário;
  • Centro de qualidade de vida: oferta de coral, área de descanso, além do Bosque Bem-estar na Unidade Paulista;
  • Programa Gerar: acompanhamento das gestantes, incluindo a sensibilização para sofrimento mental como blue puerperal.

Essas são apenas algumas das atividades realizadas pelo hospital que, inclusive, foi reconhecido, em 2018, pelo Global Healthy Workplace Awards, o mais importante prêmio em saúde e bem-estar populacional, organizado pelo Centro Global para Locais de Trabalho Saudáveis.

Cuidado coordenado para além dos muros do hospital

Segundo o diretor-presidente, o hospital tem buscado diferentes formas de agregar ao sistema como um todo, disseminando a expertise que possui nos seus três pilares de atuação: a saúde privada, a educação, pesquisa, inovação e saúde digital, além da sustentabilidade e responsabilidade social.

“Como protagonistas no desenvolvimento da saúde, temos o compromisso de disseminar boas práticas e o cuidado adotado com os nossos colaboradores é uma delas. Por isso, no ano passado, desenvolvemos uma unidade de negócios, o Saúde Integral, para apoiar as empresas que desejam fazer o cuidado coordenado de seus profissionais.”, diz.

Atualmente, 35 mil colaboradores de corporações de diversos setores são impactados pelo Saúde Integral. O programa disponibiliza uma estrutura de médicos de família e equipes multiprofissionais de atenção primária, além de serviços de consultoria sobre protocolos contra a Covid-19

Socorristas em saúde mental 

Além do apoio para as empresas via Saúde Integral, no auge da pandemia da Covid-19,o Hospital Alemão Oswaldo Cruz lançou o curso de formação de socorristas em saúde mental. Totalmente online, a capacitação tem como objetivo tornar profissionais de diversas áreas capazes de identificar pessoas em situação de risco em saúde mental. Na primeira edição do curso foram impactados cerca de 100 colaboradores de empresas de diversos segmentos, além da formação de um grupo de socorristas em saúde mental do hospital.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside