sexta-feira, março 29, 2024
Home News Parceria entre Funcional e Cuco Health abre caminho para expansão das terapias digitais no país

Parceria entre Funcional e Cuco Health abre caminho para expansão das terapias digitais no país

por Redação
0 comentário

A Funcional Health Tech, empresa especializada em inteligência de dados e serviços de gestão para clientes corporativos e a cadeia de saúde – operadoras, indústria farmacêutica, distribuidoras, classe médica e pontos de venda –, anunciou parceria com a Cuco Health, startup que é a idealizadora e gestora do aplicativo de terapias digitais que em pouco tempo de mercado contabiliza mais de 90 mil downloads e uma taxa de adesão dos pacientes ao uso de medicamentos da ordem de 79%. A parceria tem por objetivo ampliar o alcance da plataforma por meio de sua incorporação aos recursos dos Programas de Pacientes da Funcional, que integram laboratórios, médicos, farmácias e drogarias de todo o país no esforço conjunto de assistir e garantir a adesão dos pacientes ao tratamento indicado por seus médicos.

“Esse novo conceito de tratamento digital reúne um grande ferramental para que o paciente e seu médico tenham disciplina, controle e conhecimento sobre o tratamento”, afirma Paulo Henrique Magalhães, VP da Funcional Health Tech. “A parceria com a Cuco Health disponibiliza, para uma imensa gama de pacientes, os recursos que os ajudam a se manterem em tratamento, melhorando sua jornada e seu conhecimento sobre a patologia. Com os recursos do aplicativo, o paciente pode interagir de diversas formas, em diversos níveis, mas sempre a partir da sua ótica. Não é um aplicativo da indústria farmacêutica e nem do médico para o paciente; é um aplicativo do próprio paciente, em seu benefício”.

Foi exatamente este conceito, que prioriza a experiência do paciente, que levou a Cuco Health a ser a única startup latino-americana selecionada no programa Apple Entrepreneur Camp, que ocorreu recentemente em Cupertino, sede da Apple nos EUA. Durante duas semanas, Lívia Cunha e Fabíola Werneck, respectivamente CEO e CTO da CUCO, trocaram valiosos conhecimentos com os principais engenheiros da maior empresa de tecnologia do mundo, com o objetivo de avaliar e aperfeiçoar ainda mais as características do aplicativo. Além da Cuco, a Apple selecionou apenas outras dez empresas, no mundo, para participar de seu programa: sete dos EUA, uma do México, uma da Espanha e uma da Armênia.

O conceito da Cuco Health encontra perfeita sinergia com a estratégia dos Programas de Pacientes da Funcional. Ambos têm por objetivo integrar toda a cadeia que vai dos laboratórios e passa pelos médicos e farmácias, com o objetivo final de facilitar a jornada do paciente e sua adesão continuada ao tratamento, a partir de uma abordagem humanista e individualizada.

Com o aplicativo Cuco Health, a experiência do paciente no tratamento é facilitada. Com a caixa do medicamento em mãos, o paciente escaneia o código de barras e recebe a posologia de seu medicamento no formato de lembretes, sendo alertado de tomar o medicamento na hora certa. E próximo à data de recompra, é alertado para comprar seu medicamento nas farmácias mais próximas que participam do programa. Além disso, o Cuco está presente no dia a dia do paciente, educando-o sobre sua condição crônica de forma lúdica e humanizada, emitindo alertas em caso de interação medicamentosa e esclarecendo as principais dúvidas sobre o medicamento.

“Nosso foco é aumentar a adesão medicamentosa dos pacientes e gerar engajamento contínuo”, explica Lívia Cunha, fundadora e CEO da Cuco Health. “Os tratamentos digitais da Cuco complementam o medicamento do laboratório, oferecendo uma experiência digital que integra toda a cadeia e melhora a adesão dos pacientes que querem – e merecem – uma melhor experiência de tratamento médico”.

Novos formatos para o marketing de farmacêuticas

Além do paciente, os produtos da Cuco Health trazem ganhos significativos para os médicos e farmacêuticas. Em 2019, Cuco & Funcional lançam no mercado o projeto Primeira Caixa, pioneiro no Brasil. Com o Primeira Caixa, os médicos podem disponibilizar a primeira caixa original do medicamento via Cuco para seus pacientes. Estes podem retirá-la em uma das 30 mil farmácias credenciadas da rede Funcional em todo o território nacional, enquanto os médicos acompanham, via aplicativo, a evolução do paciente no tratamento; e os pacientes vivem a experiência de tratamento digital da Cuco e podem programar a compra das próximas caixas já com o desconto.

Este projeto facilita a entrada do paciente no medicamento prescrito pelo médico e torna o processo de compra e tomada de medicamentos contínuos mais prática e conveniente, sob o conceito do paciente em primeiro lugar.

O aplicativo disponibiliza, também, um dashboard específico para os laboratórios farmacêuticos, que agrega dados da cadeia, tais como: adesão medicamentosa, medicamentos complementares e comportamento de consumo ao longo do tempo.

A parceria entre Funcional e Cuco Health estabelece novos parâmetros para o desenvolvimento dos tratamentos digitais no país, a partir do conceito da utilização dos caminhos tecnológicos mais efetivos para ajudar o paciente de fato.

“A tecnologia evoluiu e é nossa tarefa utilizá-la da melhor forma para criar um novo paradigma para a relação dos pacientes com seu tratamento e médico. Um paradigma marcado pela empatia com o paciente, pelo engajamento real de todos os stakeholders, pela humanização e pela individualização da comunicação e processos, definidos e executados a partir da ótica do paciente”, finaliza Magalhães.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside