quarta-feira, abril 24, 2024
Home News Mais de 29 mil farmácias foram abertas nos últimos três anos, aponta Sebrae

Mais de 29 mil farmácias foram abertas nos últimos três anos, aponta Sebrae

por Redação
0 comentário

Enquanto vários setores enfrentam dificuldades, o varejo farmacêutico nacional vive um momento muito positivo, com forte crescimento. Segundo o Sebrae, mais de 29 mil farmácias foram abertas nos últimos três anos, sendo as micro e pequenas empresas responsáveis por 85% desses novos pontos de venda. São 191.689 farmácias e drogarias por todo o Brasil, incluindo filiais de grandes, médias e pequenas redes, estabelecimentos independentes, franquias, mercado magistral e farmácias públicas e comunitárias.

Vários motivos contribuíram para essa expansão. Entre eles está a pandemia de Covid-19, que ampliou o protagonismo das farmácias com os serviços de atenção primária. O ano de 2021 teve o maior volume de inaugurações dos últimos dez anos, com 12.758 novos estabelecimentos. Em 2022, foram 6 mil novos pontos, número menor que em 2021, mas ainda muito expressivo. “As pessoas passaram a se preocupar mais com a saúde e a procurar as farmácias para se informar e realizar acompanhamentos. Muitos estabelecimentos contam com consultórios que realizam atendimento clínico personalizado de pacientes”, conta Maurício Filizola, diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e presidente da Rede de Farmácias Santa Branca.

Maurício Filizola explica ainda que nesses locais, sob a orientação de um profissional farmacêutico, é possível fazer exames como beta HCG, perfil lipídico (colesterol) e glicemia, entre outros, além de avaliar as medicações tomadas pelo paciente para evitar a automedicação e as interações prejudiciais. Nos consultórios farmacêuticos também é possível acompanhar a evolução clínica, fazer a gestão do peso e o encaminhamento para outros profissionais da área da saúde caso seja necessário, entre outros serviços. Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) existem cerca de 4,8 mil consultórios farmacêuticos no país. Somente no Ceará são 225.

“Isso está acontecendo porque as farmácias estão investindo fortemente em tecnologia e inovação, proporcionando um atendimento melhor para o cliente e tornando o trabalho mais eficiente e otimizado. E para além disso, algumas farmácias contam com linhas próprias de produtos de excelente qualidade. A Farmácia Santa Branca, por exemplo, há oito anos tem a Natuplen com produtos focados no bem-estar das pessoas e inspirados em ativos naturais”, diz Maurício Filizola. “Tudo isso torna as farmácias verdadeiros centro de promoção de saúde”, complementa.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside