A PerkinElmer, fornecedora de soluções para diagnóstico de doenças, está trazendo para o mercado brasileiro o seu sistema EnVision Nexus, um leitor de placas multimodo desenvolvido para aplicações de triagem automatizada em alta escala (HTS) e para auxiliar na descoberta de novos medicamentos. A plataforma conta com microplacas complementares e reagentes otimizados do portfólio da PerkinElmer para descoberta de medicamentos, incluindo tecnologias proprietárias como HTRF (Homogeneous Time Resolved Fluorescence) e AlphaLISA e os mais recentes kits de reagentes, oferecendo aos pesquisadores maior flexibilidade de análise.
Segundo a empresa, o sistema EnVision Nexus apresenta detectores duplos excepcionalmente rápidos e de alto rendimento, permitindo que os pesquisadores examinem milhões de amostras com maior precisão, maior velocidade e maior sensibilidade. Ele pode ser equipado com um empilhador de placas para 20 ou 50 peças, ou também, pode ser totalmente automatizado e integrado para automação orientada ao fluxo de trabalho 24 horas por dia, sete dias por semana.
“Estamos transformando a descoberta de medicamentos, e tudo começa no laboratório, onde os pesquisadores podem aproveitar a tecnologia de leitores de placas multimodo, como o sistema EnVision Nexus, para aumentar a produtividade da pesquisa e desenvolvimento em quase todas as etapas do processo”, afirma Alan Fletcher, vice-presidente sênior de ciências biológicas da PerkinElmer. “Ao focar na simplificação do fluxo de trabalho e expandir os recursos de pesquisa em um leitor de microplacas de última geração, complementado por nossas tecnologias de reagentes otimizadas, nossa equipe criou um sistema completo de alto desempenho construído para hoje e para o futuro”, completa.
O design da solução é baseado na experiência e no sucesso da empresa com seu sistema EnVision, um poderoso aliado nos laboratórios do mundo todo há mais de 20 anos. Segundo a empresa, além de fácil de configurar, usar e de manter, a nova plataforma EnVision Nexus funciona nas principais tecnologias de detecção, incluindo intensidade de fluorescência, polarização de fluorescência, absorbância, luminescência e transferência de energia de fluorescência resolvida no tempo (TRF – time-resolved fluorescence). Isso significa que uma ampla gama de pesquisas pode ser realizada para diferentes aplicações, com apenas um único instrumento.
A PerkinElmer também lançou sua estação de trabalho Zephyr G3 NGS iQ, um sistema de bancada compacto e totalmente integrado que permite a construção automatizada de até 96 bibliotecas de sequenciamento de nova geração (NGS). Essa estação de trabalho incorpora um manipulador de líquidos de alto desempenho, termociclador integrado, braço robótico e todos os acessórios e periféricos da plataforma, permitindo assim que os laboratórios aumentem a capacidade e reduzam a margem de erros, automatizando até mesmo os métodos NGS mais complexos e com maior grau de reprodutibilidade. A estação de trabalho Zephyr G3 NGS iQ está disponível com um software opcional disponível na nuvem para simplificar ainda mais a criação e edição de protocolos NGS, utilizando uma interface de painel único e desenvolvendo métodos de intenção científica ao invés de código.