quinta-feira, maio 30, 2024
Home Gestão HU-UFMA alcança 100% de conformidade em práticas de segurança do paciente

HU-UFMA alcança 100% de conformidade em práticas de segurança do paciente

por Redação
0 comentário

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), alcançou 100% de conformidade às práticas de segurança do paciente, conforme “Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente: Hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – 2023”. O Relatório, divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 5 de abril de 2024, apresenta o resultado da avaliação realizada em 2023. A avaliação é realizada anualmente de forma voluntária, com alta conformidade às práticas de segurança do paciente, atendendo aos regulamentos da Anvisa.

Pelo segundo ano consecutivo, o HU-UFMA é mencionado no relatório com alta conformidade na categoria “Hospital com UTI” e este ano está entre os cinco hospitais universitários da rede Ebserh que alcançaram a marca. Para o chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HU-UFMA, Sirlei Garcia Marques,  o resultado reflete a excelência do serviço prestado à comunidade. “Estamos muito felizes com esse resultado, pois a equipe do HU-UFMA sempre trabalhou seriamente em prol da Qualidade e Segurança do Paciente, então o que alcançamos é fruto do esforço de todos. A avaliação é uma forma de ver na prática toda a organização da instituição, se cumprimos todos os requisitos, desde o treinamento da equipe até o monitoramento dos protocolos de segurança”.

A chefe de Serviço de Gestão da Qualidade da Ebserh, Márcia Amaral Dal Sasso, afirmou que todos os indicadores que compõem a avaliação da Anvisa também fazem parte do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade (PGQuali), no formato de requisitos do Manual de Requisitos do PGQuali. Ela ressalta que, assim como a Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, a Avaliação Interna da Qualidade (AVAQualis), é realizada anualmente. “Cada HUF da Rede Ebserh tem a oportunidade de avaliar sua conformidade frente às boas práticas apresentadas nesses 21 indicadores presentes na proposta da Anvisa durante a AVAQualis Total, no formato de Requisitos do Manual, por isso, é esperada a alta conformidade da Rede. Acredito que todos os HUFs Ebserh podem alcançar a alta conformidade aos se submeterem à Avaliação Nacional”.

Márcia acrescenta que, durante a AVAQualis, os avaliadores também observam a implementação dos documentos citados na avaliação da Anvisa nas áreas assistenciais, ou seja, verificam se de fato o que é proposto em cada protocolo acontece na prática do cuidado em saúde.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias